E QUASE DEZ MESES DEPOIS, FERRARESI PODE REAPARECER COMO ZAGUEIRO NO SÃO PAULO | OneFootball

E QUASE DEZ MESES DEPOIS, FERRARESI PODE REAPARECER COMO ZAGUEIRO NO SÃO PAULO | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·8 juillet 2025

E QUASE DEZ MESES DEPOIS, FERRARESI PODE REAPARECER COMO ZAGUEIRO NO SÃO PAULO

Image de l'article :E QUASE DEZ MESES DEPOIS, FERRARESI PODE REAPARECER COMO ZAGUEIRO NO SÃO PAULO

Titular de sua seleção como zagueiro, venezuelano vai voltar a jogar onde sabe (Buda Mendes/Getty Images)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


Vidéos OneFootball


Hernán Crespo vai reestrear como técnico do São Paulo no próximo sábado (12), contra o Flamengo, no Maracanã, na retomada do Campeonato Brasileiro após a pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes. E os torcedores tricolores podem ter a chance de ver algo que andou raro nos últimos tempos na equipe: Nahuel Ferraresi atuando como zagueiro.

O venezuelano, convocado constantemente para a sua seleção para jogar na defesa, não 'exerce a sua função' de fato no clube do Morumbi há quase dez meses!

Sim, a última vez que Ferraresi atuou como zagueiro pelo São Paulo foi mais precisamente no dia 22 de setembro do ano passado, na derrota por 3 a 1 para o Internacional em pleno Morumbi, também pelo Brasileirão, quando formou a zaga ao lado de Ruan.

Desde então, todas as vezes em que entrou em campo, foi para jogar na lateral-direita. Uma 'invenção', digamos assim, de Luis Zubelía, que aprovava o desempenho do venezuelano no setor.

A estreia de Ferraresi na nova função aconteceu no dia 29 daquele mês, quando o Tricolor bateu o Corinthians por 3 a 1, em Brasília (DF). Na ocasião, ele substituiu Rafinha no decorrer do segundo tempo. E, ao que parece, convenceu Zubeldía, já que em todas as outras 29 vezes que entrou em campo depois disso, todas nesta temporada, nove delas vindo do banco de reservas, foi para exercer funções de lateral-direito. Ou de ala, já que foi mantido no setor mesmo com um esquema de três zagueiros.

A expectativa pela volta de Ferraresi à zaga existe pelo fato de Crespo já ter revelado que pretende usar o esquema com três zagueiros no São Paulo. Com o venezuelano atuando na sua posição de origem.

O treinador argentino já deixou claro aos dirigentes nas conversas preliminares para selar sua contratação que não gosta de Ferraresi atuando na lateral. O prefere como o homem do sistema defensivo pelo lado direito, auxiliando na saída de bola, recompondo a marcação do setor e liberando mais os donos de fato da posição para atacarem mais.

Até por isso, não deverá ser raro ver ele escalando os pontas como alas, atuando sem laterais, algo que ele já vem treinando de forma tímida no CT da Barra Funda.

A prática de usar zagueiros como laterais surgiu na Europa, mais precisamente na Holanda, com o histórico Ajax dos anos 1970. No futebol moderno, foi aperfeiçoada por treinadores como o português José Mourinho. Vem daí a fixação dos lusitanos pela chamada 'dobra de laterais', afinal os laterais mesmo, de fato, jogar mais à frente e ficam com o primeiro combate na marcação, no meio-campo.

Zubeldía só passou a utilizar com mais ênfase a sistematização de jogo quando perdeu Igor Vinícius por contusão no Campeonato Paulista. Mesmo que parte da torcida preferisse ver mesmo os meninos de Cotia que são destaques e promissores. Os indícios vinham do ano passado, no lado esquerdo, quando, desfalcado de Welington e sem confiança em Jamal Lewis e Patryck, o treinador escalou Sabino na função.

Image de l'article :E QUASE DEZ MESES DEPOIS, FERRARESI PODE REAPARECER COMO ZAGUEIRO NO SÃO PAULO
À propos de Publisher