Zerozero
·6 novembre 2025
Em busca da 4.ª: SC Braga pode rubricar o melhor arranque europeu na receção ao Genk

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 novembre 2025

Após sofrer uma derrota pela margem mínima (2-1) no Estádio do Dragão, o SC Braga prepara-se, agora, para receber o Genk na Pedreira, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga Europa. Com três triunfos na bagagem europeia, os arsenalistas pretendem dar continuidade ao momento de forma, tendo em vista o acesso direto aos oitavos da prova.
Ora, em caso de vitória, a turma orientada por Carlos Vicens passa a registar quatro triunfos consecutivos na fase de liga da competição, o que irá representar o melhor arranque de sempre dos minhotos em cenário europeu - isto considerando o histórico após a inclusão das fases grupos/liga nas provas da UEFA.
O conjunto de Bracara Augusta iniciou a prestação europeia - pós-fase de qualificação, refira-se - com uma vitória suada (1-0) diante do Feyenoord, antes de meter a segunda na Escócia, no reduto do Celtic. Mais recentemente, a formação lusa recebeu e venceu o Estrela Vermelha, por 2-0, com golos de Fran Navarro e Mario Dorgeles.
Após a vitória frente aos sérvios, o emblema orientado pelo espanhol Carlos Vicens igualou o melhor arranque europeu dos Guerreiros do Minho - em 2015/16, Paulo Fonseca também iniciou a prestação na Liga Europa com um trio de triunfos, mas foi travado na casa do Marseille no quarto jogo.
Vencer ao Genk, esta quinta-feira, representa mais que três pontos. Significa escrever uma página dourada na história do SC Braga...
2015/16 foi um ano bastante positivo para o SC Braga. Além da presença nos quartos da Liga Europa, a turma minhota terminou a temporada em glória, com a conquista da Taça de Portugal diante do FC Porto. Foquemo-nos, porém, na caminhada europeia dos gverreiros.
Inserido no grupo F da Liga Europa, a turma bracarense passou à fase seguinte com distinção. Os pupilos de Paulo Fonseca enquadravam-se num grupo ligeiramente acessível, ao lado de Slovan Liberec, FC Groningen e Marseille, tendo concluído a respetiva fase no primeiro posto.
Os arsenalistas arrancaram a prestação europeia com um suado triunfo fora de portas, na República Checa, ao derrotarem o emblema de Liberec por 0-1. Rafa Silva, aos 60 minutos, aproveitou um passe de Rui Fonte para carimbar o golo da vitória.
Na segunda jornada, os minhotos receberam e venceram os neerlandeses, por 1-0, com o golo madrugador de Ahmed Hassan a fazer a diferença. No terceiro jogo, o SC Braga tornou a vencer, desta vez o Marseille na Pedreira, por 3-2, com golos de Hassan, Wilson Eduardo e Alan.
Ainda assim, os guerreiros liderados por Paulo Fonseca foram incapazes de meter a quarta e ampliar o registo que representa, para já, o melhor arranque europeu de sempre na história dos bracarenses (a par com o desta temporada). Na deslocação ao reduto dos Olympiens, Georges N´Koudou garantiu o triunfo gaulês (1-0) frente ao conjunto luso.
Dez anos depois, basta uma vitória frente ao Genk para os minhotos firmarem um novo recorde relativamente ao histórico de arranques europeus.
Apesar dos altos e baixos demonstrados a nível interno, o SC Braga apresenta, para já, um registo praticamente imaculado na Liga Europa - disputou nove jogos, caso seja incluída a fase de qualificação, tendo registado oito vitórias e um empate.
Na fase de liga, os minhotos arrancaram com três triunfos consecutivos e juntaram-se a uma lista restrita de clubes portugueses - tal como o nosso PlaymakerStats fez questão de lembrar. Isto porque o arranque 100 por cento vitorioso, à passagem da terceira jornada, iguala oito outras prestações lusas - tal como o do FC Porto em 2010 ou o do Vitória SC em 2024.
Além disso, Vicens e o seu grupo também já rubricaram um feito histórico, após derrotarem o Estrela Vermelha na Pedreira: o SC Braga tornou-se a primeira equipa portuguesa a não sofrer qualquer golo nos primeiros três jogos em fases de liga/grupos de provas europeias.
Vale a pena recordar que os arsenalistas seguem, atualmente, no segundo posto da tabela da Liga Europa, com nove pontos, e têm, na agenda, os embates frente a Genk, Rangers, Nice, Nottingham Forest e Go Ahead Eagles.
Para já, o foco dos minhotos está na receção aos belgas, onde um resultado positivo torna-se automaticamente histórico e confere (ainda mais) tranquilidade à turma de Vicens.









































