MundoBola Flamengo
·2 avril 2025
Em nota, Flamengo repudia ideia de torcida única contra Vasco

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2 avril 2025
O Flamengo emitiu comunicado nesta quarta-feira (2), ressaltando que a presença da Nação Rubro-Negra é fundamental para o clássico contra o Vasco, pela quinta rodada do Brasileirão e cobrou que as autoridades responsáveis garantam a segurança de todos os torcedores, sem a necessidade de torcida única.
"O Flamengo estará pronto para disputar a partida contra o Vasco da Gama, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mas não aceita que a maior torcida do país seja deixada de fora da festa", iniciou o comunicado.
Em seguida, O clube destacou o papel do Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (BEPE), órgão responsável pela segurança nos jogos de futebol no Rio de Janeiro, enfatizando que cabe às autoridades garantir um ambiente seguro para a realização do evento esportivo.
"O Flamengo entende que o BEPE, órgão responsável pela segurança nos jogos de futebol no Rio de Janeiro, deve garantir a integridade física e a segurança de todos os torcedores. A presença da Nação Rubro-Negra é indispensável para que o espetáculo esteja completo", publicou o Mais Querido.
A possibilidade de o clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, ser disputado com torcida única não deve se concretizar. O cenário foi mencionado pelo presidente vascaíno, Pedrinho, mas a tendência é que o duelo conte com torcedores dos dois clubes.
Embora Pedrinho não tenha solicitado oficialmente a torcida única, ele se mostrou aberto à possibilidade caso a Polícia Militar exija a medida.
No entanto, o comandante do BEPE, tenente-coronel Eduardo Monteiro, reforçou em entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira que a presença das duas torcidas nos clássicos do Rio de Janeiro é um avanço:
"Torcida mista é uma vitória do Estado do Rio de Janeiro."
Diferente de estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde os clássicos já adotaram torcida única em algumas ocasiões, o Rio de Janeiro segue resistindo à medida e buscando alternativas para manter a presença dos torcedores rivais nos jogos.
O Vasco ainda aguarda uma resposta oficial sobre o local do jogo. O clube fez um pedido para mandar o clássico em São Januário, e o BEPE deve se manifestar em breve sobre a viabilidade da decisão.
Caso o estádio seja aprovado como sede da partida, a tendência é que apenas 5% da carga de ingressos seja destinada aos visitantes, em vez dos tradicionais 10%, devido às limitações de segurança no local.
A diferença se dá porque, no Campeonato Carioca, as semifinais e finais exigiam a divisão igualitária de ingressos entre as torcidas, o que levou o Vasco a escolher o Engenhão como palco de seu último clássico como mandante contra o Flamengo.
Agora, sem a necessidade de ceder 50% da carga de ingressos para os rubro-negros, o clube tenta levar o duelo para sua casa. A decisão final sobre o local e a presença das torcidas deve ser anunciada nos próximos dias.
Direct