Calciopédia
·19 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·19 décembre 2024
A última rodada da fase de liga da Conference League passou longe de ser idílica para os torcedores da Fiorentina, mas deu para o gasto. Os italianos viajaram até Portugal para enfrentar o Vitória de Guimarães, num duelo de times que já haviam se garantido no mata-mata do torneio continental e que precisavam de pouco para sacramentarem a passagem direta às oitavas de final, sem necessidade de playoffs. No fim das contas, num jogo morno, o empate por 1 a 1 serviu ao propósito dos envolvidos.
Raffaele Palladino, técnico da Fiorentina, terceira colocada, optou por fazer menos rodízio do que o que habitualmente efetua no torneio, já que a partida com o Vitória de Guimarães, vice-líder, valia vaga direta nas oitavas e ficar bem posicionado faria diferença para o futuro da competição – afinal, os confrontos de mata-mata sofrem a influência do ranqueamento na classificação. Assim, o treinador optou por mandar a campo titulares, como Gudmundsson e Dodô.
A forte escalação da Fiorentina, porém, não rendeu o esperado. O bom time do Vitória de Guimarães, treinado por Rui Borges, fez valer o mando de campo e mandou na partida – durante o primeiro tempo, os italianos não tiveram sequer uma chance clara de gol. Os portugueses, pelo contrário, ameaçaram bastante a meta gigliata.
No primeiro tempo, sequência de erros individuais, iniciada por Comuzzo, levou ao gol do Vitória de Guimarães (EPA)
A primeira chance da partida foi criada aos 19 minutos, em contra-ataque. Nuno Santos recebeu a bola, dançou para cima de Dodô e chutou para fora, assustando Terracciano. Já aos 25, numa jogada brasileira, Kaio César arriscou de fora da área, o arqueiro violeta espalmou para frente e Gustavo Silva espirrou o taco, mandando para bem longe.
Na casa dos 34 minutos, uma série de erros individuais da Fiorentina permitiu a Gustavo Silva se redimir e abrir o placar para o Vitória de Guimarães. Comuzzo errou na saída de bola, tomou um passe nas costas e deixou o alagoano Kaio César cruzar. Terracciano caiu atrasado e não impediu que o passe rasteiro atravessasse a pequena área, chegando ao atacante paulistano, mal marcado por Martínez Quarta. Assim, o camisa 71 só concluiu para a rede.
Antes do intervalo, aos 42 minutos, Gustavo Silva teve uma enorme oportunidade de fazer o segundo gol, ao receber um presentaço da zaga da Fiorentina. O brasileiro ficou cara a cara com Terracciano, mas preferiu cavar o pênalti ao invés de continuar o drible no arqueiro ou finalizar para a rede, levando cartão amarelo pela desastrada tentativa de simulação.
No intervalo e na parte inicial do segundo tempo, um insatisfeito Palladino mexeu bastante na equipe, colocou outros titulares em campo e se valeu de mais opções ofensivas, como Adli, Colpani e Kean, porém não viu o panorama da partida se alterar de forma sensível. A rigor, a Fiorentina só teve uma chance aos 66, quando seu camisa 20 recebeu na cara do gol, mas chutou em cima de Varela. O Vitória de Guimarães respondeu 10 minutos depois, quando Kaio César tirou tinta da trave com um arremate cruzado.
Num jogo de poucas chances e de má atuação da Fiorentina, o empate caiu dos céus (EPA)
A partida parecia caminhar para a derrota de uma Fiorentina que, mesmo atuando mal, ia se classificando mesmo com este resultado. Porém, uma sequência de eventos afortunados melhorou a quinta da Viola: aos 87 minutos, um cruzamento de Dodô foi desviado por Varela e chegou a Mandragora, que bateu com precisão e empatou, dando números finais ao duelo.
Com a derrota, a Fiorentina ia se classificando às oitavas em sexto, mas o novo placar lhe fez subir para a quarta posição. Entretanto, o Lugano sofreu o empate do Pafos no finalzinho e tudo ficou como dantes no quartel de Abrantes: o Vitória de Guimarães conservou a vice-liderança e a equipe italiana manteve a terceira colocação da Conference League.
Nas oitavas, os portugueses irão enfrentar um entre Gent, Kobenhavn, Betis ou Heidenheim, ao passo que a Viola parece ter tido mais sorte. O adversário da Fiorentina será o time que restar do chaveamento entre Víkingur (Islândia), Borac Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), Panathinaikos (Grécia) e Olimpija Ljubljana (Eslovênia).