Gazeta Esportiva.com
·10 novembre 2025
Entenda por que diretoria do São Paulo pretende renovar com Luiz Gustavo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 novembre 2025

A diretoria do São Paulo vê com bons olhos a renovação de contrato de Luiz Gustavo. O atual vínculo do experiente volante termina no fim deste ano, mas internamente há a conclusão de que ele pode seguir ajudando tanto dentro quanto fora de campo, apesar da idade avançada.
Luiz Gustavo perdeu praticamente toda a temporada por causa de um grave problema de saúde que não teve a ver com qualquer limitação física atrelada à idade. O jogador descobriu um tromboembolismo pulmonar e foi obrigado a ficar afastado dos gramados durante seis longos meses.
Recuperado do sério problema de saúde, o jogador de 38 anos, com passagens por Bayern de Munique e Seleção Brasileira, mostrou que idade é apenas um número. Mesmo fora de ação por tanto tempo, Luiz Gustavo precisou de pouquíssimos jogos para retomar o alto nível e ser útil ao técnico Hernán Crespo.
Mas a utilidade de Luiz Gustavo vai muito além das quatro linhas. A diretoria tricolor entende que o volante também é uma referência para os mais jovens devido à sua conduta. Mesmo com uma carreira vitoriosa, o jogador de 38 anos não abre mão do trabalho duro diário, liderando pelo exemplo.
A ideia é que Luiz Gustavo seja o que Rafinha foi para o elenco são-paulino antes de deixar o clube. A presença de um atleta vitorioso, com bagagem e uma carreira significativa, pode ser fundamental para o desenvolvimento dos jovens atletas promovidos ao profissional.
A tendência, inclusive, é de que o São Paulo passe a contar ainda mais com jogadores vindos de Cotia na próxima temporada, uma vez que o clube não terá um orçamento relevante para contratações, focando no pagamento de dívidas e na reestruturação financeira.
Embora a diretoria esteja inclinada a oferecer mais um ano de contrato para Luiz Gustavo, as partes deverão conversar somente ao fim da temporada. Porém, a sensação atual é de que o volante permanecerá no Morumbis em 2026.









































