Estádio do Dragão com lotação esgotada para clássico entre FC Porto e Benfica | OneFootball

Estádio do Dragão com lotação esgotada para clássico entre FC Porto e Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·14 janvier 2026

Estádio do Dragão com lotação esgotada para clássico entre FC Porto e Benfica

Image de l'article :Estádio do Dragão com lotação esgotada para clássico entre FC Porto e Benfica

O primeiro jogo do ano no Estádio do Dragão coloca o FC Porto frente ao Benfica às 20h45 desta quarta-feira (RTP1); o vencedor, obtido no tempo regulamentar, no prolongamento ou na marcação de grandes penalidades, garantirá um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal.

No caminho até aos quartos de final, o FC Porto eliminou o CD Celoricense (0-4), o SU Sintrense (3-0) e o FC Famalicão (4-1). Já o Benfica afastou o GD Chaves (0-2), o Atlético CP (0-2) e o SC Farense (0-2).


Vidéos OneFootball


Os jogadores orientados por Francesco Farioli chegam com sete vitórias consecutivas, venceram 23 dos primeiros 27 encontros da época e completaram a melhor primeira volta da história do campeonato, somando 49 pontos em 51 possíveis.

A equipa treinada por José Mourinho encaixa, nos três últimos jogos, uma vitória, um empate e uma derrota – ambas frente ao SC Braga – e ocupa o terceiro lugar da tabela com 39 pontos. O último dérbi entre os dois clubes terminou sem golos, a 5 de outubro.

Nos 257 encontros realizados até agora entre as duas equipas, os azuis venceram 102, empataram 62 e perderam 93, com 374 golos marcados e 398 sofridos. Na Invicta, o registo do FC Porto é ainda mais favorável: em 120 jogos registam-se 70 vitórias, 30 empates e 19 derrotas, com 232 golos apontados e 126 encaixados.

Os bilhetes esgotaram em poucas horas e prevê-se lotação completa no Estádio do Dragão. As iniciativas na Friendzone começam às 17h00, as portas do recinto abrem às 18h45 e a quota mínima exigida aos sócios para aceder é a de dezembro.

FC PortoApós “uma semana muito positiva” de estágio no Algarve, o plantel principal afirma estar “focado no clássico contra o Benfica” e Francesco Farioli promete “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, desde os adeptos que vão estar no Estádio do Dragão aos que vão assistir ao jogo através da televisão”, lembrando que “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

Consciente da necessidade de “entrar com a atitude e o espírito certos para tentar fazer melhor do que no primeiro clássico” frente a um adversário que é “muito bom e com uma grande capacidade de adaptação”, o treinador italiano exige uma equipa “preparada para todos os cenários” e “focada naquilo que pode controlar”. “As decisões do adversário não estão nas nossas mãos. Não sabemos com que pressão e intensidade contar, mas estaremos prontos para tudo”, afirmou em conferência de imprensa no Olival.

Com Francisco Moura “de fora por lesão”, a equipa técnica tem explorado “várias combinações” e Francesco Farioli destacou que “a chegada de Thiago Silva trouxe novas soluções”. O internacional brasileiro “voltou numa grande condição física”, já foi “integrado na dinâmica do grupo durante o estágio” e “está pronto para começar o jogo” se necessário.

Na semana em que renovou contrato com o clube, o treinador agradeceu “a todos os jogadores pelo trabalho e atitude demonstrados ao longo dos últimos seis meses” e confessou que a renovação não poderia ter surgido em melhor altura: “Chegou num momento especial, numa altura em que estamos todos unidos, e foi perfeito para encerrar um ciclo, mas temos outro que começa já com a receção ao Benfica”.

Com o futuro a apresentar “cheio de desafios”, a prioridade continua a ser “o trabalho, a atitude e o desejo diário de tentar ser melhor”, pois “os resultados são consequência do trabalho feito durante a semana”. “Ainda não fizemos nada, estamos a meio da corrida. O futebol muda muito rápido, este desafio é decisivo e a nossa energia tem de estar alinhada”, sublinhou, projetando o restante da época.

Segundo o boletim clínico, Francisco Moura já treinou de forma condicionada, enquanto Nehuén Pérez e Luuk de Jong apenas efectuaram tratamentos às respetivas lesões. Oskar Pietuszewski treinou pela primeira vez no CTFD Jorge Costa, depois de a FIFA ter aprovado a documentação relativa à transferência – um processo mais moroso por se tratar de um jogador menor de 18 anos – e “é possível que seja convocado”.

BenficaO Benfica contabiliza 33 jogos esta época – 21 vitórias, sete empates e cinco derrotas – conquistou a Supertaça no final de julho e, tal como o FC Porto, continua invicto no campeonato. Com José Mourinho no comando, os lisboetas somam 14 triunfos, cinco empates e quatro derrotas e foram recentemente eliminados da Taça da Liga pelo finalista SC Braga.

Samuel Soares guardou a baliza encarnada nas três primeiras eliminatórias da prova principal, mas figura entre as dúvidas para o dérbi devido a problemas físicos – juntamente com António Silva, Alexander Bah, Enzo Barrenechea e Dodi Lukebakio.

Equipa de arbitragemFábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, foi designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 43 anos terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, com Miguel Nogueira como quarto árbitro. O VAR será Luís Ferreira, acompanhado por Nuno Eiras.

À propos de Publisher