Coluna do Fla
·18 septembre 2025
Estádio do Flamengo: veja 5 diferenças de projetos de Bap e Landim para construção no terreno do Gasômetro

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·18 septembre 2025
Em 2024, a diretoria liderada por Rodolfo Landim comprou o terreno do Gasômetro e prometeu entregar o estádio em 2029. Porém, nesta quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Deliberativo, Luiz Eduardo Baptista apresentou novos dados e afirmou que a arena ficará pronta em 2036. Veja outras novidades.
Landim: – 78 mil lugares – Custo total de R$ 3 bilhões – Inauguração 2029 – Financiamento baseado em antecipação de receitas – Impacto na performance do futebol
Bap: – 72 mil lugares – Custo total de 2,2 bilhões – Inauguração 2036 – Geração de recursos internos (poupança) – Sem impactar performance esportiva
Assim que assumiu o Flamengo em janeiro, Bap avisou que iria refazer todos os estudos realizados pela gestão anterior. O prazo e os valores eram o que mais incomodavam o dirigente atual. Assim sendo, em reunião do Conselho Deliberativo realizada nesta quarta-feira (17), o grupo que comanda o clube apresentou atualizações.
Após o fim da reunião do CoDe, o Flamengo emitiu um comunicado sobre as alterações no projeto elaborado pela gestão passada. Confira, abaixo, trecho do texto publicado pelo Rubro-Negro, que avisou, ainda, que serão necessários pelo menos seis anos para reparos no terreno do Gasômetro.
“Os prazos também foram revistos. O cronograma original ignorava etapas essenciais, como o remanejamento da Naturgy, que ocupa hoje 55% do terreno, com uma subestação de bombeamento de gás para a região metropolitana do Rio de Janeiro”, escreveu o Flamengo.
“Conforme o comunicado da Naturgy enviado ao Flamengo em 10 de setembro de 2025, o tempo estimado de remanejamento é de quatro anos, após a obtenção de novo endereço para a instalação da subestação, a cargo da Prefeitura”, acrescentou.
Apesar de o estádio do Flamengo ter previsão de sete anos além do previsto pela gestão passada, o clube está seguro, pois tem mais 19 anos de concessão para uso do Maracanã. Ou seja, em 2036, o Mengão terá dois estádios para jogar.