MundoBola Flamengo
·23 septembre 2025
Estudiantes critica Conmebol, mas minimiza liberação de Plata para Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 septembre 2025
O Flamengo poderá utilizar Gonzalo Plata contra o Estudiantes, nesta quinta-feira (25), no Estádio Jorge Luis Hirschi. O atacante iria desfalcar o time no jogo que vale vaga nas semifinais da Libertadores, mas a Conmebol decidiu anulou o cartão vermelho recebido na ida. Escolha que não agrada Agustín Alayes, diretor do clube argentino.
“A primeira coisa é pensar se podemos fazer algo. Mas não somos parte direta do processo, não cabe recurso. Houve antecedentes muito esporádicos em anos anteriores, mas não creio que tenha sido a decisão correta da Conmebol. Se fala de uma influência de um escritório, mas nós seguimos adiante com as ferramentas que temos dentro de campo. É uma decisão que não podemos combater", disse à Rádio La Redonda.
A Conmebol oficializou a liberação de Plata nesta segunda-feira (22), em nota oficial. A entidade anulou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, a expulsão no Maracanã.
Ficou claro o erro grave do árbitro Andrés Rojas, que protagonizou uma péssima arbitragem no jogo da ida. O VAR entendeu que não poderia interferir e o Flamengo seria ainda mais prejudicado sem a anulação, já que sofreu o gol com um a menos.
Com a decisão, Plata está confirmado para a partida de volta. Ainda assim, Agustín Alayes fez questão de minimizar a polêmica e afirmou que o Estudiantes precisa se preocupar com todo o elenco rubro-negro.
"Não vamos lamentar o que passou, são 11 contra 11. O Flamengo não tem só o Plata, tem muitos jogadores de nível, e não vamos usar isso como desculpa”, declarou.
"Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.
Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.
Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.
Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta."
Questionado sobre o tema após o empate contra o Vasco, Filipe Luís celebrou a decisão da Conmebol. Ele reforça a opinião que os jogadores não deveriam continuar punidos quando a análise determinar uma injustiça ou erro grave. Assim, entende que o caso pode ser um exemplo para a CBF.
"É o único país que são três cartões amarelos para ser suspenso, então pelo menos que o cartão realmente seja justo. Quando for injusto, que aconteça como aconteceu no último jogo, que ele não seja computado. Uma coisa para a gente aprender e poder evoluir no Campeonato Brasileiro, que seria muito bom", concluiu.
Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.