Ex-Santos, Cléber Xavier assume cargo de auxiliar técnico na seleção da Venezuela | OneFootball

Ex-Santos, Cléber Xavier assume cargo de auxiliar técnico na seleção da Venezuela | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·20 janvier 2026

Ex-Santos, Cléber Xavier assume cargo de auxiliar técnico na seleção da Venezuela

Image de l'article :Ex-Santos, Cléber Xavier assume cargo de auxiliar técnico na seleção da Venezuela

A seleção da Venezuela anunciou nesta terça-feira (20) a contratação de Cléber Xavier como auxiliar técnico. O último trabalho do profissional foi em 2025, quando assumiu o cargo de treinador do Santos no Campeonato Brasileiro.

O brasileiro fará parte da comissão técnica liderada por Oswaldo Vizcarrondo, em um projeto da Federação Venezuela de Futebol visando a classificação para a Copa do Mundo de 2030.


Vidéos OneFootball


Venezuela quer superar fracasso recente

Após não conseguir vaga nem na repescagem para a Copa do Mundo de 2026, a Venezuela demitiu o treinador argentino Fernando Batista. A opção para substituí-lo foi o ex-capitão da seleção Oswaldo Vizcarrondo.

Para integrar a comissão técnica, o brasileiro Cléber Xavier foi escolhido como auxiliar. Além dele, Óscar Ortega será preparador físico e Mario Marín o treinador de goleiros.

Experiência de Cléber Xavier na Seleção Brasileira

Um dos motivos para a escolha de Cléber Xavier na comissão técnica da Venezuela é a experiência que o brasileiro tem em seleções por ter trabalhado ao lado de Tite ao longo de mais de 20 anos.

Ele esteve ao lado do treinador nas Copas do Mundo de 2018 e 2022, além de participar de trabalhos em clubes como Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Flamengo.

Passagem pelo Santos e retorno como auxiliar

O trabalho mais atual de Cléber Xavier foi no Santos, em 2025. Ele foi anunciado no final de abril e assumiu o cargo de treinador principal do time, sua primeira experiência sem ser como auxiliar.

O desempenho, no entanto, ficou abaixo do esperado. Foram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. A demissão aconteceu após a goleada por 6 a 0 sofrida para o Vasco, no Morumbis, em agosto.

Agora, Cléber retorna ao posto de auxiliar técnico e busca, na Seleção da Venezuela, reencontrar o caminho de um bom trabalho ajudando com sua experiência internacional.

À propos de Publisher