Executivo do Corinthians fala sobre erro em registro de Memphis Depay, explica saída de preparador físico e responde sobre janela de transferências | OneFootball

Executivo do Corinthians fala sobre erro em registro de Memphis Depay, explica saída de preparador físico e responde sobre janela de transferências | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·24 juin 2026

Executivo do Corinthians fala sobre erro em registro de Memphis Depay, explica saída de preparador físico e responde sobre janela de transferências

Image de l'article :Executivo do Corinthians fala sobre erro em registro de Memphis Depay, explica saída de preparador físico e responde sobre janela de transferências
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na próxima quinta-feira (25), o Corinthians retorna de férias em virtude da pausa do calendário para a Copa do Mundo e se reapresentará no CT Dr. Joaquim Grava para dar sequência na preparação para a sequência da temporada, que terá o andamento do Campeonato Brasileiro – encerramento em dezembro e os mata-matas da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores (oitavas de final), que irão ser retomados somente em agosto.

Desta forma, o executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, concedeu entrevista à Identidade Corinthiana e falou sobre o erro no registro do contrato do atacante Memphis Depay, explicou a saída do preparador físico Guilherme da Costa e fez elogios ao presidente Osmar Stabile. Além disso, respondeu sobre a janela de transferências, que será aberta no próximo dia 20 de julho, ressaltou o desejo de renovar com o Alvinegro – contrato termina no fim de 2026, e evitou dar prazo para regularização dos salários dos atletas.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Executivo do Corinthians fala sobre erro em registro de Memphis Depay, explica saída de preparador físico e responde sobre janela de transferências

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Confira abaixo todas as respostas do executivo de futebol na entrevista:

Erro no registro do contrato de Memphis Depay

“O Memphis tem contrato de trabalho com o Corinthians até 31 de julho. O contrato federativo dele era válido até 20 de junho. Basta estender esse contrato federativo e casá-lo com o contrato de trabalho. Isso depende apenas de uma assinatura do presidente Osmar e de uma assinatura do Memphis. Então, ele pode servir ao Corinthians até 31 de julho sem uma renovação de contrato. Pode voltar a treinar e pode jogar contra o Remo.”

Andamento das negociações pela renovação do camisa 10 do Corinthians

“Existe interesse na permanência dele. Já falei isso algumas vezes, mas acho importante repetir: comunicação requer frequência. A pergunta que mais escuto é se o Memphis vai renovar. Mas o Memphis está disputando a Copa do Mundo, um momento especial para ele. Então, estamos, de comum acordo, entendendo que ele deve manter o foco na competição. No momento oportuno, vamos aprofundar a questão da permanência dele.”

“Ele sabe que terá de reduzir os valores e fazer um novo contrato, diferente do atual. Ele sabe exatamente disso e se colocou à disposição para fazer esse esforço. Ele sabe da intenção do clube em mantê-lo. O Diniz gosta muito dele e conta com o jogador. Além disso, ele curte o Corinthians e tem orgulho de ser corinthiano.”

Monitoramento de jogadores

“A gente tem, dentro do departamento de Cifut, um ‘time-sombra’, por posição, com três ou quatro jogadores mapeados, para que, em uma eventual necessidade, já tenhamos opções para possíveis contratações. Tem perfis de jogadores que exigiriam um valor de transferência, e isso a gente não vai ter no momento. Mas há jogadores em fim de contrato e jogadores que poderiam vir por empréstimo.”

“Existem também as ofertas, situações de mercado: ‘Poxa, fulano de tal vai sair de tal time. Isso não estava mapeado em canto nenhum, mas o jogador tem interesse de ir para o Corinthians’. O Corinthians é tão forte que muitos jogadores fazem esforço para estarem no clube, muitos jogadores grandes, que têm história. Isso é uma coisa que, ao longo dessa janela, que vai até setembro, a gente pode utilizar. Tem muita água para rolar.”

O Corinthians vai contratar na janela de transferências? *Atualmente o clube está impedido de registrar jogadores em virtude de um transferban na Fifa

“Naturalmente, a gente tem desejo (de contratar). Era bom se fulano de tal pudesse vir, mas tem uma questão financeira que precisamos equacionar. Como vamos contratar devendo salários? Temos que regularizar os salários dos jogadores, eventualmente fazer uma ou duas vendas para gerar fluxo de caixa e, então, fazer contratações. Precisamos ser coerentes. O Corinthians não tem valores para pagar transferências. Na janela que montamos no começo do ano, sete jogadores chegaram, e todos vieram sem custos de transferência. Qualquer movimento que acontecer nesta janela será dessa maneira, porque o clube está em um processo de recuperação financeira, e o futebol é uma locomotiva que pode acelerar esse processo, tendo um time competitivo com o menor custo possível.”

Trâmites de uma contratação e exemplo da atuação do clube na janela de transferências de janeiro de 2026

“Uma contratação passa por várias pessoas dentro do clube, até para acertar mais e minimizar erros. O Corinthians tem um departamento chamado CIFUT, com três profissionais que mapeiam todo o mercado sul-americano e também o estrangeiro. Neste ano, por exemplo, a gente trouxe o Zakaria, marroquino que estava na China, e o Lingard, inglês que atuava na Coreia. Tudo isso sempre passa pelo CIFUT, que dá sua opinião e apresenta um relatório. A maioria dos jogadores já está mapeada por eles de alguma maneira. Eles têm um catálogo de jogos e relatórios. Também buscamos informações além do que acontece em campo: situações do dia a dia, conduta, postura… A comissão técnica, logicamente, também participa do processo de chegada de um jogador e faz suas análises. Geralmente, um treinador tem, dentro da comissão, uma ou duas pessoas que observam o mercado conforme a demanda. Além disso, o processo passa por mim e também pelo Julio Cesar. No fim de tudo, passa pelo presidente. Nenhum jogador será contratado sem a aprovação do presidente. É uma peneira que fazemos na avaliação para minimizar erros.”

Saída do preparador físico Guilherme da Costa para o Internacional

“O preparador físico é o Wagner Bertelli, chefe da preparação física do Corinthians. Dentro de um departamento de futebol, você tem oito profissionais que fazem um trabalho dentro do clube. No caso do Guilherme, ele saiu por opção própria. Recebeu uma proposta do Internacional. Aqui, trabalhava mais na academia, realizando um trabalho importantíssimo, fundamental, ao lado do Wagner. Ele saiu porque, no Internacional, terá uma atuação mais ligada ao campo. Então, recebeu a proposta e conversou comigo de forma muito educada. ‘Marcelo, não é questão financeira, não é questão do grupo, mas lá vou trabalhar em uma área mais ligada ao campo’. Então, ele deixou a função e vamos buscar um profissional para exercer essa mesma função. A saída dele foi uma escolha dele. Se não tivesse recebido essa proposta, teria continuado com a gente. Portanto, não tem nada a ver uma coisa com a outra (o erro na recuperação de Memphis).”

Atraso de salários e seu papel em relação ao imbróglio nos bastidores

“Eu sou o interlocutor entre o elenco e a presidência. Existe o atraso deste mês. O curioso do Corinthians é que tudo acontece muito rápido. Se atrasa dois dias, todo mundo já fica sabendo. O atraso é ruim, mas pior do que o atraso é prometer uma data e não cumprir. Então, só vamos prometer quando tivermos certeza de que o pagamento será feito naquela data. Por isso, não posso dizer uma data. Não disse isso nem para o elenco. Os salários não estarem em dia são uma consequência direta da não venda de jogadores no começo do ano. Se o Corinthians tivesse vendido jogadores no início da temporada, não haveria esse atraso. Mas não vendeu, por diversos motivos. São escolhas. Às vezes você escolhe o lado esportivo, às vezes o financeiro. Vai equilibrando ali. Não vou dar um prazo. O contato é diário. Não nos eximimos. Conversamos com as lideranças e explicamos a situação. O presidente Osmar Stabile está trabalhando nisso junto com o departamento financeiro.”

Há alguma proposta por algum jogador do Corinthians neste momento? + nova realidade de vendas de jogadores

“Nenhuma (proposta). A dúvida do torcedor é sobre os jogadores com mais minutos entre os titulares: Hugo Souza, André Luiz, Breno Bidon e Matheuzinho. Não existe nenhuma proposta por eles hoje. Falo com o presidente diariamente e não há nenhuma proposta neste momento. O que é natural, porque o mercado ainda está frio. A janela no Brasil só vai abrir em 20 de julho e fechar em 12 de setembro. Então, ainda há muito tempo pela frente. As atenções do futebol hoje estão voltadas para a Copa do Mundo.”

“Eu acho que o Corinthians precisa criar uma nova realidade de vendas. Precisa ir ancorando seu valor em patamares mais altos. Isso é um processo. Quando entrei no Fortaleza, em 2018, fizemos uma compra de R$ 200 mil. Foi a maior compra da história do clube. Depois, chegamos a fazer aquisições de R$ 15 milhões e R$ 18 milhões. Você vai ancorando. Qual é a maior venda do Corinthians? É 18? Então precisa fazer uma venda de 23, de 25. Depois vai para 28, 30. É um processo. Não adianta achar que vai sair de 18 ou 20 e chegar a 55 de uma vez só. É um processo, porque o mercado funciona assim. O Corinthians precisa ser firme, precisa resolver suas questões financeiras, mas não adianta vender neste momento a ilusão de que vai aparecer uma proposta de 50 milhões de euros por um dos nossos talentos do meio-campo ou pelo Yuri. Vai ser muito difícil essa proposta chegar. A ancoragem do valor do Corinthians é o Moscardo, que foi vendido por 18 ou 20 milhões de euros para o PSG.”

Transferban e impacto financeiro na prática

“A situação do seria muito ruim se virasse um transfer ban, porque ficaria muito mais cara. E também é muito ruim para o clube acumular transfer bans, porque isso pode causar perda de pontos. Então, evitar a punição foi fundamental. Eu acho, não sei de cabeça, que só em dívidas relacionadas a jogadores, neste ano, o Corinthians desembolsou algo em torno de R$ 250 milhões. É muita coisa. Então, o Corinthians continua se movimentando. Não colocou combustível na dívida, não contratou jogadores gerando novas dívidas, pagou débitos antigos, mas ainda tem dívidas a quitar. E a do Martínez, que gerou o atual transfer ban, acredito muito que será saldada até a abertura da janela, para que possamos fazer algum movimento.”

Elogios ao presidente Osmar Stabile

“Fui contratado pelo presidente Osmar (Stabile) e tenho muita gratidão por ele. Nos últimos 12 anos, convivi com muitos dirigentes do futebol brasileiro em eventos da CBF, na criação de liga, em uma série de coisas… Do Palmeiras, do São Paulo, do Corinthians, do Flamengo, do Inter, do Ceará… E eu vejo no Osmar muitas qualidades de um grande dirigente; posso dizer isso com conhecimento de causa. Tenho satisfação em trabalhar com ele. Ele me deixa trabalhar, me procura, me consulta. Sou grato porque ele me convidou para estar aqui.”

Pretende ficar no Corinthians? Contrato termina no final do ano

“Pretendo, a nível pessoal, ficar mais tempo no Corinthians; é o meu projeto pessoal e de vida. Quero contribuir com o clube, deixar algum tipo de legado e participar desse processo de reconstrução. Mas a gente sabe que é ano eleitoral, meu contrato está acabando e eu não tenho controle sobre isso. Naturalmente, vamos ver o que vai acontecer. Vou trabalhar pelo bem do clube e pelo que me couber de planejamento para o ano que vem. Me identifiquei, estou sendo bem tratado pelas pessoas, pelos torcedores e pelas pessoas do clube.”

À propos de Publisher