Famalicão arranca sem Aranda, mas <i>torneira</i> não se fecha graças a Gil Dias | OneFootball

Famalicão arranca sem Aranda, mas <i>torneira</i> não se fecha graças a Gil Dias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 août 2025

Famalicão arranca sem Aranda, mas <i>torneira</i> não se fecha graças a Gil Dias

Image de l'article :Famalicão arranca sem Aranda, mas <i>torneira</i> não se fecha graças a Gil Dias

Uma das maiores dúvidas para o arranque do campeonato era saber se o fluxo ofensivo do FC Famalicão continuaria estável sem Óscar Aranda, melhor marcador da equipa na temporada transata. A resposta a essa dúvida é simples: a vida continua e os golos também. Gil Dias entrou para o lugar habitualmente ocupado pelo espanhol e marcou na vitória sobre o Santa Clara (3-0).

É a primeira vez que o português aponta um tento numa jornada inicial de campeonato desde que se tornou sénior, começando a temporada de forma intrépida. Esta época representa uma grande oportunidade para o extremo, que tem tido dificuldades em manter a estabilidade nos emblemas que representa. Isto porque nunca efetuou duas temporadas (inteiras) consecutivas no mesmo clube, tendo agora uma chance real de conseguir esse feito, num local que conhece bem.


Vidéos OneFootball


O primeiro contato entre Gil Dias e FC Famalicão

Sendo certo que esta é a primeira vez que pode fazer duas temporadas consecutivas pelo clube, a verdade é que esta não é a primeira passagem de Gil Dias em Vila Nova de Famalicão. Em 2020/2021, o jogador natural de Gafanha da Nazaré ingressou na equipa lusa, cedido por empréstimo do Monaco. Nessa temporada, foi orientado por três treinadores diferentes: Jorge Silas, João Pedro Sousa e Ivo Vieira, mas, mesmo com as trocas no comando técnico, fez parte do lote de titulares em todos os períodos do ano competitivo.

Somou dois golos e três assistências ao longo de 33 partidas - alinhou como titular em 28 -, ajudando os nortenhos a alcançar o nono lugar na tabela classificativa da Liga NOS. Além disso, foi o atleta com mais jogos realizado, acabando com mais quatro do que Srdan Babic, que atuava no centro da defesa.

Estes dados convenceram os responsáveis do Benfica a comprar o jogador luso aos monegascos, num negócio a rondar os 1,5 milhões de euros. Deixou as águias na época seguinte, prosseguindo a carreira na Alemanha e Polónia. O destino quis que a história de Gil Dias no futebol português tivesse seguimento e em 2024/2025, altura em que regressou à I Liga para representar o... FC Famalicão.

Talvez não seja assim tão mau regressar a uma casa onde se foi feliz

A segunda temporada ao serviço do 'Vila Nova' acabou por ser ainda mais produtiva. Marcou cinco golos e assistiu noutros três ao longo de 32 partidas. No entanto, nem tudo se manteve igual... Gil Dias disputou mais jogos como suplente (17) do que no grupo de titulares (15).

Não obstante, era um dos jogadores mais experientes no plantel, uma mais-valia para Armando Evangelista e Hugo Oliveira, técnicos que deram o seu contributo para colocar a formação no sétimo lugar da Liga Portugal Betclic 2024/2025.

A temporada transata do jogador fica marcada pelo seu bis frente ao AFS. O primeiro golo do português restabeleceu o empate na partida (1-1) e o segundo tento garantiu a vitória fora do FC Famalicão (2-3) - sendo este último um golaço de levantar o estádio.

O FC Famalicão procura fazer melhor do que na temporada passada e as contrariedades confirmadas na pré-época não foram sentidas no arranque do campeonato. Gil Dias tem razões para sorrir e pode, agora, dar continuidade à sua boa forma e à história que já leva com o clube famalicense.

À propos de Publisher