Portal dos Dragões
·31 décembre 2025
FC Porto antecipa acordo por jovem polaco de 17 anos Oskar Pietuszewski

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·31 décembre 2025

Responsáveis do FC Porto e do Jagiellonia Bialystok reuniram-se na passada terça-feira e deverão voltar a encontrar-se nesta quarta-feira, na noite de Ano Novo, com o objetivo de acelerar as negociações para a transferência a título definitivo de Oskar Pietuszewski.
Segundo avança o portal polaco Meczyki, ainda não existe um acordo final, mas as perspetivas são positivas. Há também novidades sobre o futuro imediato do jogador, apontado, aos 17 anos, como um dos maiores talentos jovens da Polónia.
Tudo indica que o avançado – cujo contrato termina em junho de 2027, no final da próxima época, mas que inclui uma cláusula para prolongamento por mais um ano, caso ambas as partes concordem – deverá, em breve, rumar à Cidade Invicta.
Clubes como o Barcelona, Manchester City e Chelsea têm acompanhado de perto a evolução do jogador destro, mas a direção liderada por André Villas-Boas avançou cedo nas negociações, deixando encaminhado um acordo que poderá rondar os dez milhões de euros.
O mesmo jornal acrescenta que tanto o clube português como o polaco pretendem encerrar o dossiê, no máximo, até ao início de janeiro, data em que o Jagiellonia tem viagem marcada para a Turquia, para um estágio de preparação com vista à segunda metade da temporada 2025/26.
Este desenvolvimento surge cerca de 48 horas depois de o jornalista polaco Mateusz Borek ter revelado, no canal de YouTube ‘Kanal Sportowy‘, que falou com o empresário de Oskar Pietuszewski, Mariusz Piekarski, que o informou sobre o estado das negociações com o FC Porto.
“Eu sei que houve uma proposta muito específica por parte do Colónia, mas presumo que eles não possam suportar uma transferência destas. Eu serei muito específico, e espero que o Mariusz não se importe. Mariusz Piekarski tem vindo a liderar este tema pessoalmente, com [André] Villas-Boas], há já muito tempo”, começou por afirmar.
“Ele tem um contacto direto com o presidente, sem quaisquer intermediários portugueses. Estão muito interessados nele. Ele também me disse que o Real Betis e o Atlético de Madrid estão a pressionar arduamente. Eu arriscaria, num grande clube, que pratique um futebol ofensivo. Neste momento, o FC Porto está bem posicionado”, acrescentou.
O repórter não poupou elogios ao avançado do Jagiellonia Bialystok: “Se eu fosse este Pietuszewski, com estes números, com estes jogos na Liga Conferência Europa, com estas exibições, e tivesse apenas 19 ou 20 anos de idade, suspeito que alguns destes clubes muito grandes já tivessem parado e olhado para mim”.
“Isto é apenas um vislumbre de um jogador brilhante, de um diamante. Estamos a falar de alguém que tem 17 anos de idade e já faz a diferença, que se destaca, no Ekstraklasa [o principal escalão do futebol polaco], e que tem vindo a dar nas vistas, também, nas competições europeias”, rematou.









































