DOMINIODEBOLA
·8 janvier 2026
FC Porto apresenta queixa formal contra Frederico Varandas no Conselho de Disciplina

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·8 janvier 2026

O FC Porto apresentou uma queixa ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Frederico Varandas, na sequência das declarações proferidas pelo presidente do Sporting após a vitória sobre o Vitória de Guimarães, a 23 de dezembro de 2025. O dirigente leonino dirigiu-se à zona mista do Estádio D. Afonso Henriques e fez duras críticas a vários rivais, incluindo o clube portista.
Na altura, o presidente dos leões comentou o polémico canto assinalado nos Açores, que originou o golo da vitória do Sporting frente ao Santa Clara, já nos descontos. “O Sporting, na vitória ou na derrota, temos a nossa postura. Também cometemos falhas, há dias em que não estamos tão bem, mas nunca fugimos à postura que entendo que é gerir um clube desportivo. Sou obrigado a vir defender o bom nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente. Direi as vezes necessárias que temos de recuar. Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono, FC Porto e Benfica, com Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, e nós crescemos assim”, afirmou Varandas.
O dirigente acrescentou ainda: “Desde Fontelas Gomes e de Luciano Gonçalves que a arbitragem não tem dono. A arbitragem tem erros, mas o que eu não admito é que me digam que está pior e que antes era muito boa. Os erros humanos agora são proporcionais entre clubes, mas parece que as pessoas não estão preparadas para ver erros a favor do Sporting. No jogo com o Santa Clara, para mim, o penálti não existe, e o VAR esteve mal. O presidente do Sporting diz que não é penálti, e o resultado foi um escândalo nacional!”.
Frederico Varandas voltou a apontar o dedo aos antigos líderes de FC Porto e Benfica, dizendo: “Insustentável? Foram 40 anos de fruta! Quatro décadas de reuniões entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a decidir quem era o presidente da Liga e da Federação! 40 anos de escutas, de ‘missas’, de ‘padres’, e de agentes a comprar jogadores para perderem jogos!”. O presidente leonino concluiu com uma provocação ao rival da Luz: “O presidente do Benfica chega 11 minutos atrasado ao discurso de Natal… também não é novidade. O campeonato acaba e o Benfica costuma chegar atrasado.”
Perante estas declarações, o FC Porto manifestou desagrado com a ausência de reação imediata por parte do Conselho de Disciplina e da APAF, decidindo avançar com uma queixa formal contra o presidente do Sporting.









































