Portal dos Dragões
·18 septembre 2025
FC Porto e o jogo em Arouca: “Decisão política de retirar um dia de descanso”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·18 septembre 2025
«Um triste episódio que envergonha o futebol português». É assim que o FC Porto reage ao adiamento do encontro com o Arouca, relativo à sétima jornada da Liga, reagendado para 29 de setembro – um dia depois da data inicialmente marcada – o que obrigará a equipa de Francesco Farioli a disputar três partidas em sete dias, sequência que terminará com o clássico frente ao Benfica, a 5 de outubro.
Numa nota dura, os Dragões recordam que a Feira das Colheitas de Arouca, cujo impacto motivou o novo calendário, «decorre anualmente naquele município em setembro», e lamentam que «nem a Liga Portugal, o FC Arouca, a CM Arouca ou as autoridades de prevenção e segurança foram capazes de prever atempadamente – antes do sorteio da Liga Portugal realizado no passado dia 4 de julho – a impossibilidade de o FC Arouca realizar jogos na condição de visitado no fim de semana» das festividades.
Com a agenda a apertar devido à participação na Liga Europa, o FC Porto propôs adiar o embate para 30 de outubro, mas o Arouca recusou a sugestão e, segundo o comunicado dos Dragões, marcou o jogo «unilateralmente» para 29 de setembro, data que a Liga acabou por oficializar.
O FC Porto estranha ainda que «Para garantir a qualquer custo o agendamento do encontro nesta data, a Liga Portugal indicou as 20h00 como hora de início da partida – um horário que não se encontra previsto nos regulamentos», e dirige críticas ao presidente do organismo responsável pelas competições profissionais.
«No passado dia 10 de setembro, o presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, anunciou pomposamente o projeto Meta 2028, que visa apresentar «um conjunto de medidas que promovam a subida ao sexto lugar do ranking da UEFA». Sete dias depois, Reinaldo Teixeira e a respetiva Direção Executiva tomaram a decisão política de retirar um dia de descanso ao FC Porto antes de um jogo europeu», notam os responsáveis portistas, que acrescentam: «Talvez as preocupações expostas pelo FC Porto no período eleitoral da Liga ajudem a entender esta tomada de posição».
O reagendamento do Arouca-FC Porto, inicialmente apontado para 28 de setembro, fará com que os Dragões disputem três encontros em sete dias: Arouca (29 de setembro), Estrela Vermelha (2 de outubro) e Benfica (5 de outubro).
Para o FC Porto, «A ausência de planeamento na definição do calendário desportivo e a incapacidade de a Liga Portugal encontrar uma solução para este episódio são demonstrativas de uma impreparação inaceitável com prejuízo para os clubes profissionais e para o coeficiente de Portugal no ranking da UEFA, num período decisivo para o futuro do futebol português e em que a tão ambicionada ultrapassagem aos Países Baixos começa a parecer menos provável do que a perda de um lugar para a Bélgica», conclui o clube.