Zerozero
·26 mai 2025
FC Porto quer Gabri Veiga até ao Mundial de Clubes: o ponto de situação

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 mai 2025
Gabri Veiga é objetivo claro do FC Porto e o negócio é para encerrar até ao início do Mundial de Clubes. São essas a pretensão e a crença da administração da SAD de André Villas-Boas. Os dragões já chegaram a um entendimento com o jogador e respetivos representantes, com vista à concretização do negócio, segundo apurou o zerozero.
Apesar do negócio ainda não estar fechado, a expectativa dos responsáveis pela turma das Antas num aperto de mãos é bastante elevada. A intenção passa por fechar a transferência num valor abaixo dos 18 milhões de euros - montante que tem sido veiculado pela imprensa nacional - e oferecer o talento de Veiga a Anselmi antes do embarque para os Estados Unidos.
O interesse dos dragões no médio espanhol já é antigo, com o atleta do Al-Ahli Jeddah a estar bastante bem referenciado no seio portista. A direção dos azuis e brancos espera já contar com o camisola '24' no arranque do Mundial de Clubes, agendado para o dia 15 de junho.
O otimismo só não é total no Dragão, porque AVB e os mais diretos colaboradores estão ainda de pé atrás em relação ao comportamento anterior de dirigentes de um emblema saudita. Como se sabe, no passado verão o FC Porto teve tudo para vender Galeno e, à última da hora, sentiu-se atraiçoado pelos responsáveis do Al-Ittihad.
Já esta segunda-feira, Santi Denia, selecionador dos sub-21 de Espanha, anunciou que Gabri Veiga está fora da lista de convocados da seleção. O treinador de 51 anos confessou que na génese da exclusão está uma eventual negociação do meio-campista com um emblema que irá marcar presença no Mundial de Clubes. Não referiu explicitamente o nome do FC Porto, mas deixou essa pista bem clara.
«Não vamos esconder que há processos abertos, de clubes onde estão e de clubes para os quais podem ir. Vou dar um exemplo, Gabri Veiga. Veio a quase todas as concentrações, fez o anterior Europeu sub-21 e há a notificação de um clube que decide não permitir que ele venha. É um exemplo claro de um dos que poderiam vir, mas cujas circunstâncias não permitem», referiu em conferência de imprensa.
Recorde-se que na segunda temporada ao serviço do emblema saudita, Gabri Veiga soma oito golos e seis assistências, em 45 aparições, sendo titular indiscutível no puzzle montado por Matthias Jaissle.
Produto da rica formação do Celta de Vigo, o futebolista oriundo de Porriño acabou mesmo por despontar nos celestes. Após algumas aparições na turma secundária do clube espanhol - que atuava no terceiro escalão do país -, a jovem promessa acabou por ter a sua primeira oportunidade na equipa 'A' com 19 anos de idade, saltando do banco na vitória frente ao Valencia, a contar para segunda jornada da LaLiga 2020/21.
Todavia, só na temporada 2022/23 é que a pérola começou a abrir o livro no palco principal. Dono de uma acrescida capacidade técnica e de um aprimorado faro de golo para a posição, o virtuosista acabou por fazer o gosto ao pé em 11 ocasiões distintas, no mesmo período em que somou quatro assistências. A sua belíssima campanha individual contribuiu em grande escala para a manutenção da turma de Vigo no principal degrau espanhol.
Quando tudo faria crer que Gabri iria prosseguir o seu caminho num colosso europeu, eis que o Al-Ahli Jeddah acenou ao internacional jovem pela La Roja com um envelope chorudo. O elevado salário proposto pelos al-malaki - a rondar os dez milhões de euros anuais - conquistou o coração do médio, que acabou por fazer as malas para a Arábia Saudita.
Depois de duas épocas em território saudita, o '24' tem agora vontade de retornar à Europa. O FC Porto espera-o até ao início de junho.
Direct