Portal dos Dragões
·9 mai 2025
FC Porto tem apuramento direto quase garantido para a próxima Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 mai 2025
A final entre Chelsea e Betis na Liga Conferência é uma notícia positiva para o FC Porto, que assegurou, na quinta-feira, praticamente o apuramento direto para a fase de grupos da próxima edição da Liga Europa, mesmo que termine a Liga portuguesa na quarta posição. O Sp. Braga também pode alcançar a mesma situação, mas o cenário é mais complicado.
Com duas jornadas restantes na competição, os dragões encontram-se em terceiro lugar, com a mesma pontuação que os bracarenses. Esta posição é a única que garante o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa para a temporada 2025/2026.
Isso é possível uma vez que o Benfica e o Sporting, já qualificados para a Liga dos Campeões na próxima época (o campeão entra diretamente na fase de grupos e o segundo classificado vai para as pré-eliminatórias), disputarão a final da Taça de Portugal. A vaga na Liga Europa será atribuída ao vencedor da Taça, que é destinada ao terceiro classificado da Liga portuguesa.
Além disso, a final da Taça entre as águias e os leões também assegura uma vaga extra para a Liga Europa, destinada ao quarto classificado, enquanto a quinta posição garante o apuramento para a Liga Conferência.
Teoricamente, o clube que terminar em quarto lugar no campeonato teria de passar por eliminatórias de qualificação para alcançar a fase de grupos da Liga Europa, mas isso pode não ser necessário.
Se o FC Porto terminar o campeonato na quarta posição, o apuramento de Chelsea e Betis para a final da Liga Conferência quase garante, já na quinta-feira, o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa.
Isso porque os londrinos já asseguraram uma vaga na Liga Europa através da liga (ainda lutam por um lugar na Liga dos Campeões), enquanto o Betis só precisa de um ponto nos últimos quatro jogos da Liga espanhola para garantir o mesmo. Assim como o Chelsea, o Betis também tem aspirações de disputar a Champions na próxima temporada.
Com este cenário, o FC Porto, que é o clube com o melhor coeficiente no ranking da UEFA a disputar as eliminatórias de acesso à Liga Europa, ocuparia automaticamente a vaga na fase de grupos que o vencedor da Liga Conferência já garantiu por essa via.
No que diz respeito ao Sp. Braga, a situação é semelhante, mas será necessário que o Club Brugge, Feyenoord, Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk, que estão à frente dos minhotos no ranking da UEFA, não se qualifiquem para as eliminatórias de acesso à Liga Europa.