Blog do São Paulo
·16 septembre 2025
FIFA deve pagar valores por convocações de 6 jogadores do São Paulo durante Eliminatórias

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·16 septembre 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
FIFA deve pagar valores por convocações de 6 jogadores do São Paulo durante Eliminatórias
A FIFA anunciou em setembro de 2025 a distribuição recorde de 355 milhões de dólares para os clubes de futebol ao redor do mundo dentro do Programa de Benefícios aos Clubes (Club Benefits Programme – CBP), vinculada à Copa do Mundo de 2026. Essa quantia representa um aumento de quase 70% em relação aos 209 milhões de dólares distribuídos após o Mundial de 2022 no Catar.
Essa é a primeira vez que os clubes que liberam jogadores para as fases classificatórias (qualifiers) da Copa do Mundo, além das partidas finais, receberão compensação financeira. O programa reconhece o esforço dos clubes que cedem jogadores desde as fases iniciais, ampliando o escopo de benefícios para serem mais inclusivos e justos.
A distribuição desses recursos será proporcional ao número de jogadores liberados e ao tempo que permanecem nas competições qualificatórias. Cada clube recebe valores calculados com base em uma tabela fixa que considera viagens e treinamentos internacionais, com pagamentos realizados diretamente às contas dos clubes.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou que o programa reconhece a contribuição significativa dos clubes e seus jogadores nas eliminatórias e na Copa do Mundo em si, promovendo um equilíbrio financeiro maior entre clubes e seleções.
Mais de mil clubes ao redor do mundo devem ser beneficiados até o fim das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com o processo de aplicação e pagamentos sendo facilitados por meio de plataformas digitais específicas da FIFA, com auditorias independentes para garantir a legitimidade das liberações.
Além disso, essa iniciativa reforça a colaboração da FIFA com associações de clubes, como a Associação Europeia de Clubes (ECA), visando a sustentabilidade e o crescimento do futebol mundial, especialmente para clubes menores que sofrem prejuízos financeiros ao liberar jogadores para suas seleções nacionais.
A implementação do programa começou a valer já nas datas FIFA de setembro de 2025 e seguirá com pagamentos trimestrais, com informações detalhadas e regras a serem divulgadas pela FIFA.
Essa mudança marca um avanço importante na forma como os clubes são recompensados por seu papel fundamental no desenvolvimento e na cessão de jogadores para as competições internacionais.
Desde o início do processo, o São Paulo cedeu: Tapia, Bobadilla, Ferraresi, James Rodríguez, Lucas Moura e Arboleda. Não temos conhecimento ainda da conta da FIFA.