Coluna do Fla
·23 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·23 novembre 2024
O Super Mundial de Clubes está cada vez mais próximo e, com isso, a FIFA começa a organizar a estrutura do torneio. Em questão financeira, o Flamengo e outros clubes classificados para a competição, podem receber um valor milionária da entidade máxima do futebol.
A FIFA pretende distribuir cerca de 600 milhões de euros (R$ 3,6 bilhões) aos clubes participantes do Mundial de Clubes. Na divisão da quantia, o Flamengo ficaria com 19 milhões de euros (R$ 114 milhões) somente por estar presente no torneio intercontinental.
Importante frisar que a FIFA planeja fazer esse investimento inicial na busca de convencer todos os times participarem. Pelo lado do Flamengo, o valor indicado pela entidade gira em torno de 10% da receita do clube na temporada. Por outro lado, para outras equipes brasileiras, como Fluminense, é uma quantia acima do esperado. As informações são do economista Cesar Grafietti.
Enquanto valores de premiação ainda são discutidas, a FIFA já divulgou a data que irá acontecer o sorteio dos grupos: 05 de dezembro, nos Estados Unidos. Desse modo, o Flamengo terá ciência dos times que enfrentará na fase inicial da competição.
Os times vão ser divididos em oito grupos. A divisão das equipes no sorteio será feito com divisão de potes, que levará como base fatores esportivos e geográficos. Até antes do início da competição, a FIFA ainda irá definir e divulgar mais detalhes sobre o Mundial de Clubes.
O Flamengo garantiu vaga no Mundial de Clubes após conquistar a Libertadores da América em 2022. Além do Mengão, outros times brasileiros já ‘carimbaram’ presença na competição: Fluminense e Palmeiras, que venceram o torneio continental em 2023 e 2021, respectivamente. Por fim, finalistas da edição deste ano, Botafogo e Atlético-MG brigam para estarem na disputa, que terá início em junho de 2025, nos Estados Unidos.
À propos de PublisherVEJA OS 31 TIMES CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL 2025: Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023 Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022 Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021 Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC Inter Miami (EUA) – campeão da Supporters’ Shield da MLS Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024 Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023 Seattle Sounders (EUA) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2022 Monterrey (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2021 FC Salzburg (Áustria) – via ranking da UEFA Atlético de Madri (Espanha) – via ranking da UEFA Juventus (Itália) – via ranking da UEFA Borussia Dortmund (Alemanha) – via ranking da UEFA Benfica (Portugal) – via ranking da UEFA Porto (Portugal) – via ranking da UEFA Internazionale de Milão (Itália) – via ranking da UEFA Paris Saint-Germain (França) – via ranking da UEFA Bayern de Munique (Alemanha) – via ranking da UEFA Manchester City (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2022/23 Real Madrid (Espanha) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2021/22 Chelsea (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2020/21 Ulsan (Coreia do Sul) – via ranking da AFC Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2024 Urawa Red Diamonds (Japão) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2022 Al-Hilal (Arábia Saudita) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2021 Mamelodi Sundowns (África do Sul) – via ranking da CAF ES Tunis Esperance (Tunísia) – finalista da Liga dos Campeões da CAF 2023/24 ou via ranking da CAF Wydad (Marrocos) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2021/22 Al Ahly (Egito) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2020/21 e 2022/23