Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians | OneFootball

Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·11 octobre 2025

Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians

Image de l'article :Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

As categorias de base do Corinthians vem sendo um grande triunfo para o clube em meio às sucessivas dificuldades financeiras. Uma das gratas surpresas do clube do Parque São Jorge neste segundo semestre é o meio-campista André Luiz, de 19 anos. O jogador foi chamado por Dorival Júnior para compor os treinamentos do elenco principal nos últimos meses e vem se destacando.

O jovem chegou a perder a Copinha 2025 devido a uma lesão no joelho, no qual acabou operando em março. Em julho, voltou a atuar nas categorias de base como titular do Sub-20, onde fez apenas cinco jogos, até ser chamado para o elenco de cima. No último fim de semana, marcou seu primeiro tento como atleta profissional – em sua estreia em Itaquera – na vitória corinthiana por 3 x 0, diante do Mirassol, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Vidéos OneFootball


Image de l'article :Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Em entrevista exclusiva ao ge.globo, o volante nascido no Capão Redondo, extremo Sul de São Paulo, da sua rotina de treinamentos ainda quando criança nas categorias de base do Corinthians, quando contava com ajuda de seus familiares: “Já teve tanta gente que me levou: amiga da minha mãe, minha avó, amiga dela… pegava metrô, trem, levava quase duas horas. Eu almoçava no caminho para o treino. E depois tinha que esperar o horário de pico passar para voltar para casa, senão (o transporte) era muito, muito lotado”, iniciou.

Recentemente, teve seu contrato renovado até meados de 2029, com valorização salarial e aumento de multa rescisória nacional e internacional – R$ 112 milhões e 100 milhões de euros (quase R$ 640 milhões na cotação atual). Ao todo, ele já possui três partidas no elenco profissional do Corinthians.

André comentou que pretende auxiliar sua mãe financeiramente cada vez mais. Além disso, revelou à reportagem que, antes de disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira e jogar na Europa, deseja fazer história no Corinthians:

“Eu já consigo ajudar minha mãe financeiramente, mas ainda tenho a meta de aposentá-la. Antes de sair daqui eu quero ganhar um título no  Corinthians. Vai ser um sonho realizado!”, continuou.

Posteriormente, André comentou de que maneira chegou e chamou atenção do Corinthians aos 10 anos de idade – onde passou um mês fazendo testes até ser aprovado – : em uma derrota por 20 x 1 contra o clube do Parque São Jorge. O jovem é corinthiano graças a sua tia Flávia: “Mesmo assim me chamaram para fazer avaliação. Fiquei um mês e meio treinando e aí passei. Dali em diante joguei por todas as categorias da base.”

André passou a atuar como volante após seguir conselhos de Vinicius Marques, atualmente treinador do Sub-20 do Santos, mas que foi auxiliar técnico e trabalhou durante muitos anos nas categorias de base do Corinthians. Em sua trajetória, atuou também como zagueiro, lateral-direito e até mesmo em uma posição mais avançada no ataque: “O segundo volante, aquele camisa 8, sabe?”, disse.

Por fim, André afirmou que sua inspiração no futebol é o meio-campista francês Paul Pogba, campeão de Copa do Mundo em 2018 e com passagens notáveis por Juventus (Itália) e Manchester United (Inglaterra) e que hoje busca se reerguer na carreira atuando no Monaco, da França, após dois anos punidos pela Fifa por doping.

André, porém, discorda que sua aparência seja semelhante a de Pogba: “De fisionomia não acho que parece. O estilo de correr, a passada larga parece um pouco, mas acho que só isso”, finalizou.

O jovem meio-campista soma 80 jogos pelas categorias Sub-17 e 20 do Corinthians, com 11 gols marcados, sendo 41 vitórias, 16 empates e 23 derrotas. Em 2024, fez parte do elenco campeão da Copinha, diante do Cruzeiro, em Itaquera. Na época, o Timãozinho era comandando por Danilo, ex-jogador e ídolo do Corinthians, que atualmente faz carreira como treinador.

Veja Mais:

Image de l'article :Filho do Terrão relembra primeiros passos nas categorias de base do Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 13h50

À propos de Publisher