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·12 novembre 2025
Final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras terá alta tecnologia de arbitragem, divulga Conmebol

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·12 novembre 2025

A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (12), o uso do impedimento semiautomático (SAOT) e da tecnologia da linha do gol (GLT) na final da Libertadores, que será disputada entre Flamengo e Palmeiras no próximo dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Pelo segundo ano consecutivo, a entidade máxima do futebol sul-americano aplicará o pacote tecnológico em suas principais decisões. Além da final da Libertadores, o duelo entre Lanús e Atlético-MG pela Copa Sul-Americana, marcado para o dia 22 em Assunção, também contará com os recursos.
Para garantir a precisão nas finais, a Conmebol detalhou o aparato técnico que será utilizado. O sistema opera com 24 câmeras especializadas instaladas ao redor do estádio, sendo 14 dedicadas exclusivamente à tecnologia da linha do gol (GLT) e 10 voltadas para o impedimento semiautomático (SAOT).
Segundo a entidade, essas câmeras operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução acima de 500 pixels por metro.
O SAOT é viabilizado por meio de um rastreamento óptico automatizado que registra a posição em tempo real de cada jogador e da bola". O sistema é robusto, capaz de processar mais de um milhão de pontos de dados por segundo.
A Conmebol destacou que a combinação das tecnologias permite a determinação altamente precisa de impedimentos e lances na linha do gol, garantindo decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.
A novidade que Flamengo e Palmeiras encontrarão na decisão continental também desembarcará em breve no futebol brasileiro. Na última segunda-feira (10), a CBF anunciou a implementação do impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Brasileirão 2026, que terá início em 28 de janeiro.
O Brasileirão utilizará o serviço prestado pela Genius Sports, mesma fornecedora da Premier League (Inglaterra), que adotou a tecnologia em abril deste ano.
No sistema que será usado no Brasil, 30 câmeras (aparelhos do modelo iPhone) são posicionadas em locais estratégicos do estádio, captando 100 frames (quadros) por segundo em resolução 4K, o dobro de quadros de uma câmera de transmissão comum.
Apesar do nome, o sistema é "semiautomático" porque a decisão final sobre a irregularidade ainda depende da validação dos operadores do VAR e, posteriormente, do árbitro de campo.
Após a confirmação, uma reprodução em 3D do lance é exibida nos telões e na transmissão, mostrando um "muro" branco para a linha de impedimento e uma "pulsação" animada na parte do corpo do atacante que estiver adiantada. Veja abaixo:

Foto: Reprodução/Premier League









































