Alemanha FC
·2 novembre 2025
Finalmente! Borussia Mönchengladbach goleia o St. Pauli e consegue a 1ª vitória na Bundesliga

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·2 novembre 2025

Por Guilherme Costa
No dia 21 de setembro, o Borussia Mönchengladbach estava perdendo de 1 a 0 para o Bayer Leverkusen, quando Haris Tabaković empatou a partida acertando uma bela cabeçada na cobrança de escanteio do ponta Charles Herrmann. Àquela altura, após quatro jogos, o gol foi o primeiro da equipe no campeonato.
Coube, também, ao atacante bósnio abrir o caminho para a primeira vitória dos Potros no campeonato!
O Mönchengladbach visitou o St. Pauli, neste sábado, em jogo válido pela nona rodada da Bundesliga, empolgado pela classificação na segunda fase da Copa da Alemanha, após vencer o Karlsruher por 3 a 1. Os donos da casa, por sua vez, também vinham de uma classificação (mais dramática) na Copa, e também tinham um retrospecto negativo: cinco derrotas seguidas na Bundes.
Partindo para cima desde o início do jogo, o caminho da primeira vitória do Gladbach contou com a "ajuda" de Nikola Vasilj. Ao tentar sair jogando em seu campo de defesa, o goleiro do St. Pauli teve o seu passe interceptado pelo meia Neuhaus, que tocou para o oportunista Tabaković marcar o primeiro gol do confronto, aos 14 minutos de jogo. Os donos da casa até reagiram logo após o gol, exigindo uma boa defesa de Nicolas após o chute de Pereira Lage de fora da área. Já aos 40 minutos do primeiro tempo, Tabaković tornou a mostrar oportunismo ao aproveitar o passe de Honorat para ampliar o placar.
Já no segundo tempo, os visitantes não se intimidaram com a pressão dos torcedores no Millerntor-Stadion, criando mais chances de gol e exigindo boas defesas do Vasilj. A recompensa veio na parte final do jogo, quando Tabaković não foi "fominha" e deu a assistência para Machino marcar o terceiro dos visitantes. Oscar Fraulo aproveitou o rebote do chute do Machino, após jogada de contra-ataque, e marcou o seu primeiro gol pelos Potros e o quarto do jogo.
Com problemas ofensivos desde o início da temporada, sobretudo pela ausência do centroavante Tim Kleindienst — fora da equipe por contusão —, é simbólico que o destaque da vitória seja de um jogador que foi contratado para ser um bom substituto no elenco do time. Após o jogo, Tabaković foi comedido em suas palavras:
"Começamos muito bem desde o primeiro minuto. Era importante mostrar essa vontade de marcar o primeiro gol. Abrir o placar nos deu energia e confiança, e depois disso jogamos com segurança. Mesmo sob pressão, nos mantivemos sólidos na defesa e, se necessário, não tivemos medo de afastar a bola. Tivemos que sofrer em alguns momentos quando o St. Pauli estava com a bola, mas fizemos isso juntos. No geral, foi uma ótima atuação da nossa parte."
Com a primeira vitória do Borussia na Bundesliga, a equipe chegou aos 6 pontos e deixou a lanterna do campeonato. O próximo desafio de Eugen Polanski e companhia será no próximo sábado, no Borussia Park, contra o Colônia.









































