Calciopédia
·12 mars 2026
Fiorentina reage, bate o Raków Czestochowa e larga bem nas oitavas da Conference League

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·12 mars 2026

Em uma noite que misturou tensão e alívio, a Fiorentina deixou o gramado de um esvaziado Artemio Franchi com vantagem nas oitavas de final da Conference League. O Raków Czestochowa abriu o marcador na segunda etapa, Ndour respondeu imediatamente e, já nos acréscimos, Gudmundsson transformou um pênalti no gol que definiu o triunfo por 2 a 1 no jogo de ida da eliminatória europeia.
O resultado oferece algum respiro a uma temporada marcada por turbulências – incluindo até a morte de Rocco Commisso, proprietário do clube, meses atrás. A equipe atravessa momento delicado na Serie A, enfrentando a briga contra o rebaixamento e vinda de dura derrota para a Udinese e empate sem gols com o Parma. Ainda assim, a Conference League, que oferece uma chance de título à equipe violeta, vem sendo encarada por alguns como um “incômodo”. O fato é que, mais uma vez, os gigliati precisaram gastar mais energias do que o esperado para vencerem.
A classificação da Fiorentina às oitavas veio apenas depois da dramática eliminatória contra o Jagiellonia Bialystok – que parecia resolvida após 3 a 0 na ida, mas que só foi definida na prorrogação, em Florença. O sorteio pôs os italianos diante do também polonês Raków Czestochowa, que trava com o rival e mais quatro clubes uma disputa ponto a ponto pelo título polaco. Atuais vice-campeões, os medaliki ocupam a quarta posição em sua liga e avançaram ao mata-mata da Conference League diretamente, sem a necessidade de disputar os playoffs, como a Viola. Considerando o contexto, não era impossível imaginar que o time de Lukasz Tomczyk pudesse oferecer dificuldades à equipe de Paolo Vanoli.
O técnico da Fiorentina decidiu administrar energias com algumas mudanças na escalação. Christensen, que retornou de empréstimo em janeiro, apareceu entre os postes, Fortini assumiu o corredor direito no lugar de Dodô e Gosens ocupou o lado oposto. A dupla defensiva foi formada por Comuzzo e Ranieri. No setor intermediário atuaram Ndour, Mandragora e Fabbian, enquanto Piccoli serviu de referência ofensiva com Fazzini e Parisi pelos lados. Kean, Pongracic e Solomon, lesionados, desfalcaram a equipe.
Num primeiro tempo pouco movimentado entre Fiorentina e Raków Czestochowa, Fazzini teve uma boa chance de abrir o placar (Getty)
O início trouxe um alerta imediato. Aos 3 minutos, Brunes abriu o jogo pela esquerda para López, que avançou em direção à meta e finalizou no primeiro poste. Christensen reagiu com reflexo rápido e desviou para escanteio. Superado o susto inicial, o conjunto toscano passou a controlar território e circulação da bola.
A primeira oportunidade clara surgiu aos 9 minutos. Em cobrança de falta pela direita, Gosens apareceu no primeiro poste e tentou um inesperado toque de calcanhar. A conclusão surpreendeu a defesa polonesa, mas Zych conseguiu espalmar para escanteio com intervenção decisiva.
Pouco depois veio outro momento de perigo. Aos 16, um lançamento em direção a Piccoli provocou saída completamente equivocada de Zych, que foi encoberto pela trajetória da bola. O goleiro deixou a área desguarnecida, porém Tudor apareceu no instante final para afastar antes que o atacante pudesse aproveitar.
A pressão local continuou. Aos 23, após cobrança de escanteio, Ranieri desviou e Comuzzo completou acertando o travessão. A arbitragem, contudo, anulou a jogada porque o cruzamento já havia ultrapassado a linha de fundo. Cinco minutos mais tarde surgiu nova chance: Parisi escapou pelo flanco direito e levantou para o centro da área; Fazzini chegou batendo de primeira e mandou por cima, raspando a parte superior da trave. Depois disso o ritmo caiu e a etapa inicial foi encerrada com controle territorial dos anfitriões, que também foram responsáveis pelas ocasiões mais perigosas neste recorte do jogo.
O roteiro mudou no segundo tempo. Aos 60 minutos, um lançamento longo partiu da defesa visitante. Makuch antecipou Fortini de cabeça e desviou para Brunes, que dominou, livrou-se de Comuzzo com relativa facilidade e finalizou com potência, superando Christensen. O golpe surpreendeu o Franchi, apesar da baixa lotação, e colocou o Raków em vantagem.
A Fiorentina reagiu rapidamente com Ndour e, já no apagar das luzes, virou com Gudmundsson (Getty)
Entretanto, a reação dos mandantes foi imediata. Dois minutos depois, Mandragora dominou de peito na entrada da área e tocou para Ndour. O meio-campista emendou um chute cheio de efeito e, ao colocar muita curva na bola, acertou a bochecha da rede polonesa, restabelecendo o empate e recolocando o confronto em aberto.
O time violeta tentou aproveitar o momento favorável. Aos 72, Piccoli roubou a bola no meio-campo, aproveitando bobeada rival, e avançou livre até a área, soltando um disparo de esquerda que acertou o travessão. Na sequência, aos 76, o atacante voltou a aparecer após tabela com Gudmundsson, mas a sua finalização saiu pela linha de fundo.
Quando o empate parecia consolidado, surgiu o lance decisivo. Já aos 90 minutos, Dodô cruzou para a área e Ameyaw interceptou a bola com o braço aberto em gesto descoordenado. A arbitragem apontou a marca do pênalti, já que o polonês de origem ganesa estava sobre a linha da grande área. Gudmundsson assumiu a cobrança e, aos 93, bateu com precisão, deslocando Zych e decretando a sofrida vitória mandante, numa partida em que todos os momentos decisivos se concentraram na etapa final.
Em casa, a Fiorentina obteve mais uma vez um resultado apertado e mínima vantagem – suficiente para colocar o conjunto italiano em posição ligeiramente mais confortável na eliminatória. Entretanto, antes de viajar à Polônia para definir sua vida na Conference League, a Fiorentina volta suas atenções a um compromisso fundamental na Serie A: o confronto direto com a Cremonese, que também briga contra o rebaixamento. Hoje, os grigiorossi, que serão mandantes da partida, abrem a zona de descenso, com um pontinho a menos do que a Viola.









































