Jogada10
·20 janvier 2026
Flamengo avalia volta de Filipe Luís e reforços do time principal contra o Vasco

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20 janvier 2026

O sinal de alerta ligado na Gávea pode forçar uma mudança drástica no planejamento do Flamengo para o início da temporada. Dado o risco real de rebaixamento no Campeonato Carioca, onde ocupa a lanterna de seu grupo após três rodadas, o clube avalia reforçar o time Sub-20 com jogadores do elenco profissional já para o clássico contra o Vasco, nesta quarta-feira (21), no Maracanã.
A estratégia inicial de utilizar a base nas primeiras rodadas resultou em apenas um ponto conquistado em três partidas. Esse desempenho coloca o Rubro-Negro na última posição do Grupo B. Segundo o regulamento de 2026, os dois clubes com a pior campanha de cada chave disputarão um quadrangular do rebaixamento, o que obrigaria o time a jogar mais seis partidas extras, sobrecarregando o calendário do elenco principal no decorrer do ano.
Diante da pressão interna vinda da Gávea para que o departamento de futebol altere o planejamento, a comissão técnica estuda relacionar atletas que tiveram menos minutagem em 2025. A lista de prováveis reforços inclui nomes de peso como Emerson Royal, Ayrton Lucas, Allan, Evertton Araújo, Michael e Everton Cebolinha.
A presença desses jogadores impacta diretamente na decisão sobre quem estará à beira do campo. O plano original era manter Bruno Pivetti no comando até o próximo domingo (25), no duelo contra o Fluminense. No entanto, caso a mescla com o profissional se confirme, a volta antecipada do técnico Filipe Luís já contra o Vasco não está descartada.

Bruno Pivetti ou Filipe Luís? Decisão sobre quem comanda o time contra o Vasco ainda não foi tomada – Fotos: Adriano Fontes / Flamengo
A hesitação em utilizar força máxima se deve ao cronograma de preparação. O elenco principal vem treinando em dois períodos visando a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 28 contra o São Paulo, e principalmente a decisão da Supercopa do Brasil, no dia 1º de fevereiro, contra o Corinthians, em Brasília. A diretoria deve bater o martelo sobre a escalação e o treinador nas próximas horas.









































