MundoBola Flamengo
·10 octobre 2025
Flamengo cria método para lidar com pais exaltados na base

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 octobre 2025
O Flamengo vem adotando um método rigoroso para lidar com pais de jovens atletas que atrapalham o desenvolvimento de seus filhos nas categorias de base. A estratégia foi detalhada pelo presidente do Mengão, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, durante o III Fórum Empreendedor do Rio, na quinta-feira (9).
Segundo o mandatário, o clube não prioriza mais apenas a quantidade de atletas, mas sim a qualidade e o ambiente saudável para o crescimento dos jogadores. No início do ano, havia 404 crianças nas categorias de base, número que caiu para 238 atualmente.
Além de acompanhamento psicológico para os jovens, o Flamengo também passou a monitorar o comportamento dos pais. “Para a criança, (falamos) se você não respeitar seus pais, não for bem na escola, não vai jogar no Flamengo. Não importa se tem talento para ser o novo Zico. E para os pais, se não se portar, o seu filho vai embora. Pelo menos, se não for por princípios, porte-se pelo objetivo do pote de ouro no final do arco-íris”, afirmou Bap.
O presidente citou casos extremos de pais que incentivam violência ou gritos contra outros jogadores. Ele explicou que apenas 4% de comportamentos irracionais tiveram sucesso nos últimos 15 anos no Flamengo, um dado ainda não consolidado, mas que já demonstra que atitudes impulsivas não garantem resultados.
“Alguns pais, simplesmente estamos dizendo: você não vai assistir o jogo do seu filho, porque você é danoso para você, para ele e para outras crianças”, afirmou, antes de completar:
"A gente está conseguindo dizer para ele, 'Olha, só 4% de seres irracionais como você tiveram sucesso nos últimos 15 anos no Flamengo'. Então, o fato de querer bater nos outros, gritar, espancar o filho, ofender o outro pai, mandar o filho quebrar ele, quando a gente bota na cesta tudo aqui, de cada 25, um deu certo. Você acha realmente que esse é o melhor caminho? É um processo desafiador, porque requer tempo e firmeza."
Bap reforçou que a disciplina e o preparo mental são hoje mais importantes do que a técnica: “Todo garoto que chega no futebol profissional joga bola bem. Se ele não for atleta, não tiver disciplina e capacidade cognitiva de entender instruções, não vai ser um profissional. Vai ser apenas um ótimo peladeiro de condomínio no fim de semana.”
A metodologia aplicada pelo Flamengo busca formar atletas completos. Os jovens precisam estar preparados tanto física quanto mentalmente, além da preocupação com o extracampo.