Flamengo e Chelsea registram mesma rotatividade de técnicos; Filipe Luís pode mudar padrão | OneFootball

Flamengo e Chelsea registram mesma rotatividade de técnicos; Filipe Luís pode mudar padrão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·2 janvier 2026

Flamengo e Chelsea registram mesma rotatividade de técnicos; Filipe Luís pode mudar padrão

Image de l'article :Flamengo e Chelsea registram mesma rotatividade de técnicos; Filipe Luís pode mudar padrão

Flamengo e Chelsea terão o mesmo número de técnicos desde 2021: sete cada. Com a saída de Enzo Maresca e a contratação de um novo treinador, o clube de Londres alcançará o mesmo número que o Flamengo registrou no mesmo período. Um dado que chama a atenção diante do padrão do futebol europeu.

Nos últimos seis anos, o Chelsea teve Thomas Tuchel, Graham Potter, Enzo Maresca e outros técnicos interinos ou permanentes. O Flamengo também acumulou sete treinadores no mesmo período. O Fla foi comandando por Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival, Vitor Pereira, Sampaoli, Tite e Filipe Luís.


Vidéos OneFootball


Esse dado chama atenção porque há um discurso comum de que clubes da Europa têm mais paciência com seus treinadores. No caso do Flamengo, o time ficou conhecido nos últimos anos por mudanças frequentes de técnico, mas os números mostram que, em quantidade absoluta, a rotatividade entre o Fla e o Chelsea é similar.

Flamengo e Chelsea apostaram em mudanças no comando técnico nos últimos anos como forma de buscar soluções imediatas para problemas ou de responder publicamente a situações do elenco e resultados. Em ambos os clubes, cada troca refletiu decisões estratégicas da diretoria, mostrando que ajustes frequentes no treinador foram utilizados como ferramenta de gestão, mesmo que motivados por contextos diferentes.

Filipe Luís pode quebrar ciclo de trocas no Flamengo

Filipe Luís renovou contrato com o Flamengo até o fim de 2027 e já acumula 14 meses no comando do clube desde outubro de 2024. Caso cumpra todo o vínculo, ele alcançará pelo menos 36 meses, superando o feito de Cláudio Coutinho, último treinador a completar duas temporadas consecutivas no clube (1976–1980).

O treinador já igualou a marca de Vanderlei Luxemburgo, que comandou o Flamengo durante toda a temporada de 2011, e se aproxima de superar a passagem de Carlinhos Violino, que ficou 19 meses entre agosto de 1991 e março de 1993. Além disso, Filipe Luís caminha para se tornar o técnico com mais títulos na história recente do clube.

Em 2025, o treinador conquistou cinco títulos: Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Esses resultados consolidam sua posição e indicam que o Flamengo pode manter maior estabilidade no comando técnico nos próximos anos, rompendo o histórico de trocas frequentes.

À propos de Publisher