MundoBola Flamengo
·11 août 2025
Flamengo pode mandar jogo no Pacaembu; relembre jogos como mandante em SP

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 août 2025
Após quase nove anos, o Flamengo pode retornar ao Pacaembu, em São Paulo, como mandante. Eduardo Barella, CEO do estádio, revelou que o Rubro-Negro tem interesse em atuar na arena.
Em entrevista à "CNN Esportes", Barella afirmou que, além do Mais Querido, há conversas com o Santos para a venda do mando de campo. O empresário disse que o interesse também foi manifestado pelo presidente Luiz Eduardo Baptista.
"Tem não apenas possibilidade, como existe agora um desejo já afirmado pelo presidente Bap e também por nós. A gente já fez um contato com o Flamengo logo após essa manifestação dele aqui na prefeitura, e a gente quer ainda esse ano poder receber o Flamengo na Mercado Livre Arena Pacaembu”, declarou Eduardo.
Em janeiro, o presidente do Mengão se reuniu com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para tratar da possibilidade do Rubro-Negro voltar a mandar partidas no estádio.
Neste ano, o Pacaembu foi reinaugurado após diversas reformas estruturais, realizadas com o objetivo de modernizar e ampliar as formas de utilização do espaço para partidas de futebol e outros eventos culturais.
Quando o Flamengo joga como mandante em São Paulo, é certeza de casa cheia. A última vez que a Nação Rubro-Negra fez a festa sendo maioria no estádio foi há quase nove anos.
Na ocasião, Flamengo e Santa Cruz duelaram no antigo Pacaembu pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão venceu a equipe pernambucana por 3 a 0 - gols de Marcelo Cirino, William Arão e Felipe Vizeu.
Sete meses antes, o estádio também recebeu um Fla-Flu, válido pelo Campeonato Carioca. Apesar da Nação Rubro-Negra ter marcado presença em grande número, o clássico terminou em 0 a 0.
E essa não foi a última vez que o Mais Querido mandou um clássico em São Paulo. No dia 4 de julho de 2021, Flamengo e Fluminense voltaram a se enfrentar no estado, desta vez, na Neo Química Arena - estádio do Corinthians.
No clássico, o Rubro-Negro levou a pior, pois foi derrotado nos minutos finais com gol de André.
O Pacaembu também sediou partidas internacionais do Flamengo. Em 1993, pela semifinal da Supercopa da Libertadores, o Mengão venceu o Nacional-URU por 2 a 1, gols de Renato Gaúcho e Casagrande.
Vale lembrar que as finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior são decididas no Pacaembu. Nos quatro títulos da Copinha, a torcida do Flamengo esteve em peso - demonstrando a força da Nação fora do Rio de Janeiro.
A conquista mais recente do torneio de base foi em 2018, quando o Mais Querido venceu o São Paulo por 1 a 0, com gol marcado por Wendel.
Direct
Direct