MundoBola Flamengo
·11 septembre 2025
Flamengo reforça categorias de base com talento comparado a Hugo Souza

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 septembre 2025
Reforçando as categorias de base, o Flamengo fez um novo movimento nesta semana em direção às camadas inferiores. O Mais Querido acertou a contratação do goleiro Fillype Gomes, conhecido como Bahia, que atuava no sub-14 da Inter de Limeira. O atleta já deixou o ex-clube para se apresentar.
O anúncio foi feito por meio da Prime Sports. A empresa é a responsável por gerenciar as categorias de base da Inter de Limeira, do sub-11 ao sub-20. No anúncio, os responsáveis destacaram que Bahia vai "de Limeira para o Ninho" e desejaram sucesso ao jogador.
Bahia estava na disputa do Campeonato Paulista Sub-14 junto à Inter de Limeira, mas ganhou holofotes ao fazer uma série de defesas em pênaltis na competição. Como toda partida inclui a disputa, que vale um ponto a mais, o goleiro teve a oportunidade de brilhar — e não desperdiçou.
A trajetória de Bahia até aqui, inclusive, tem sido comparada à do também goleiro Hugo Souza. Destaque na base pela altura, o jogador chegou aos profissionais no Flamengo e, após passagem em Portugal, veste a camisa do Corinthians atualmente. Já foi até convocado para a Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti.
A Inter de Limeira, porém, precisará se virar sem o goleiro Bahia. Isto porque a equipe ainda disputa o mata-mata da segunda fase do Paulista Sub-14, contra o São Caetano. Após o empate em 1 a 1 na ida, o time decide fora de casa a permanência na competição.
Implementando mudanças profundas desde que a nova presidência assumiu o clube, o Flamengo fez uma reestruturação forte na base. A categoria sub-20 passou por alterações profundas, tanto na comissão técnica quanto no elenco.
O objetivo era enxugar o grupo, otimizar o nível dos jogadores e evitar desperdícios. Assim, o clube vê grande possibilidade de aumentar a arrecadação e ainda melhorar a captação de talentos. A cultura de ter dois times no sub-20 foi abandonada.
Além de jogadores que viram seus contratos chegar ao fim e não tiveram renovações, como Fred Mundoco, Joan Orellana e Adriano Joya, o Flamengo ainda fez outros negócios mantendo porcentagem de direitos. Foi o caso do meia Lorran, por exemplo, que está emprestado ao Pisa-ITA.