Jogada10
·25 mai 2025
Flamengo vence o Palmeiras, no Allianz, em jogo de pênaltis polêmicos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·25 mai 2025
Deu Flamengo sobre o Palmeiras no clássico deste domingo, 25/5, pela 10ª rodada do Brasileirão. Em um jogo marcado por pênaltis polêmicos, o Verdão desperdiçou sua chance: Rossi defendeu a cobrança de Piquerez. Já o Flamengo converteu com Arrascaeta, artilheiro do Brasileirão. No fim, com o Palmeiras em cima, o Mengo ampliou com Ayrton Lucas. Assim, no duelo entre líderes no Allianz Parque, melhor para o Rubro-Negro, que venceu fora de casa por 2 a 0. Com isso, manteve a freguesia: desde 2017 não perde para o rival paulista (sete vitorias e oito empates).
O jogo não foi tudo o que se esperava, marcado por muito estudo e poucas chances de gol, com o Flamengo tendo maior posse de bola (53%). Apesar da derrota, o Palmeiras segue na liderança, com 22 pontos. Mas o Flamengo encostou e agora tem 21.
O primeiro tempo teve o Palmeiras fazendo uma marcação excelente, quase homem a homem, que deu ao Flamengo pouquíssimo espaço ofensivo, forçando o time carioca a tocar a bola majoritariamente na sua intermediária de defesa. Tirando um lance individual de Bruno Henrique pela esquerda — parado com falta por Gustavo Gómez (que até levou cartão amarelo) — o time não produziu praticamente nada no ataque.
Já o Verdão, quando tinha a bola, foi muito objetivo, jogando pelos flancos, com Estevão flutuando e aparecendo bastante pelo meio, enquanto o time atacava mais pela esquerda, com os avanços de Piquerez.
E foi justamente pela esquerda que ocorreu o lance mais importante do primeiro tempo. Piquerez recebeu pela ponta, cruzou, Varela tentou o corte, mas a bola bateu em seu braço. A questão foi a localização do toque: o lateral pulou dentro da área, mas caiu fora, e o contato ocorreu no ar — dentro ou fora da área? O árbitro marcou pênalti, e o VAR analisou o lance polêmico. Após cinco minutos de revisão, a penalidade foi confirmada, para revolta dos flamenguistas.
Piquerez foi para a cobrança, mas Rossi defendeu. No rebote, Estevão finalizou, e o goleiro fez outra grande defesa. Assim, o placar ficou em 0 a 0 no primeiro tempo.
O segundo tempo seguiu truncado, mas com o Flamengo mais efetivo. Nem tanto pela entrada de Michael no lugar de Cebolinha, já que o reserva não fez boas escolhas. Contudo, aos 27 minutos, Arrascaeta — que estava apagado na partida — recebeu na área e foi derrubado por Murilo. No entanto, o VAR mostrou que Murilo apenas fez uma leve agarrada. Aparentemente sem força, mas Arrascaeta aproveitou para cair. Mais uma penalidade marcada com polêmica. O mesmo Arrascaeta cobrou e correu para celebrar seu oitavo gol no Brasileirão. É o artilheiro da competição.
O Palmeiras foi para o tudo ou nada, empilhando atacantes. No entanto, melhor para o Flamengo que ampliou em lances com três jogadores que sapiram do banco. Após cobrança de lateral de Pedro, Wallace Yan fez grande tabela com Ayrton Lucas, que entrou na área e tocou na saída de Weverton. 2 a 0.
O Palmeiras ainda perdeu um gol feito nos acréscimos, com Flaco López chutando para grande defesa de Rossi, um dos melhores em campo. Não era dia do Palmeiras.
Campeonato Brasileiro – 10ª rodada Data: 25/5/2025 Local: Allianz Parque, São Paulo (SP) Gols: Arrascaeta, de pênalti, 27’/2ºT (0-1); Ayrton Lucas, 42’/2ºT (0-2) PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez (Raphael Veiga, 35’/2ºT), Murilo e Piquerez; Lucas Evangelista (Luighi, 35’/2ºT), Emiliano Martínez, Richard Ríos e Mayke (Maurício, 12’/2ºT); Estêvão, Facundo Torres (Paulinho, 20’/2ºT) e Vitor Roque (Flaco López, 20’/2ºT). Técnico: João Martins*. (*) – Abel Ferreira suspenso, foi substituído pelo auxiliar João Martins FLAMENGO: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Gerson (Danilo, 13’/2ºT)e Arrascaeta (Wallace Yan, 39’/2; Luiz Araújo (Ayrton Lucas, 35’/2ºT), Cebolinha (Michael, Intervalo) e Bruno Henrique (Pedro, 39’/2ºT). Técnico: Filipe Luís. Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) VAR: Wagner Reway (SC) Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Flaco López, Murilo, Piquerez (PAL); Rossi, Wallace Yan (FLA)