MundoBola Flamengo
·7 octobre 2025
Flamengo x Libra: reunião do Conselho Deliberativo promete esclarecer disputa

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 octobre 2025
O Conselho Deliberativo do Flamengo realiza nesta terça-feira (7), a partir das 18h, uma reunião para discutir a disputa judicial com a Libra. A sessão deve abordar os motivos que levaram o clube à Justiça e os próximos passos, além das recentes acusações feitas por dirigentes de outros clubes e por membros da imprensa.
A expectativa é de que o encontro sirva para detalhar o posicionamento jurídico do Flamengo, esclarecer dúvidas e reforçar o entendimento da diretoria sobre o estatuto da liga. Dentro do clube, há expectativa de que Bap detalhe o andamento do processo judicial e da liminar para bloquear os repasses, que o bloco tenta derrubar.
A diretoria também deve se posicionar aos sócios sobre as declarações de dirigentes de outros clubes, em especial Leila Pereira. Nas últimas semanas, a presidente do Palmeiras criticou publicamente a postura do Flamengo e prometeu até processo.
Outro ponto que desperta atenção é a possível manifestação de ex-dirigentes. Membros da antiga gestão, que costumam comparecer às reuniões do CoDe, são aguardados e podem ser questionados. Afinal, a discussão está baseada na assinatura ou não de Landim para a definição dos critérios de divisão de parte da receita de televisão.
Conselheiros esperam que o encontro ajude a esclarecer o que de fato foi feito e acordado pela antiga diretoria. A reunião ocorre em um momento de grande visibilidade para o Flamengo. A diretoria, portanto, tende a reafirmar sua posição diante da briga e de críticas de outros clubes.
O conflito entre Flamengo e Libra começou após a liga alterar o modelo de divisão da parcela de 30% das receitas de TV, correspondente à audiência. Essa fatia representa cerca de R$ 309 milhões por temporada e é a parte variável do acordo de direitos de transmissão.
A disputa não envolve o contrato com a Globo. O foco agora está na interpretação do estatuto da Libra e na forma como a divisão da parcela de audiência deve ser calculada entre os clubes.
Segundo o entendimento do Flamengo, o percentual de audiência precisa considerar o peso de cada plataforma, como TV aberta, fechada e streaming. Já a Libra defende que há uma definição e, caso não fosse possível fazer o cálculo, a emissora não conseguiria efetuar o primeiro pagamento.
Essa divergência levou o Flamengo a acionar a Justiça. Em 25 de setembro, o clube obteve uma liminar que bloqueou R$ 77 milhões pagos pela Globo aos integrantes do bloco.
O Flamengo sustenta que a mudança no critério de rateio foi feita sem a unanimidade prevista no estatuto da liga. Segundo o clube, se o caso já estivesse definido, como afirma a Libra, não haveria motivo para realizar uma Assembleia Geral em agosto para votação. Na ocasião, o Fla e o Volta Redonda votaram contra.
Com o impasse judicial, a reunião desta terça-feira ganha peso político e estratégico.