MundoBola
·1 janvier 2026
Fluminense faz consulta por ídolo do Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·1 janvier 2026

O Fluminense realizou nas últimas horas um movimento ousado no mercado da bola visando a temporada 2026. A diretoria tricolor fez uma sondagem oficial ao rival Botafogo pela contratação do meia-atacante Jefferson Savarino. A informação é do "ge".
Embora ainda não tenha formalizado uma proposta oficial no papel, o clube das Laranjeiras iniciou contatos para entender a viabilidade financeira e as condições para tirar o jogador de 29 anos de General Severiano.
Savarino é um desejo antigo de Luis Zubeldía. O treinador solicitou à diretoria um atleta versátil, com características de meia, mas que consiga atuar pelas pontas. O venezuelano encaixa-se perfeitamente nesse perfil, tendo atuado tanto centralizado quanto aberto pelos dois lados no rival alvinegro.
Camisa 10 do Botafogo, o atleta é um dos nomes mais cobiçados da janela de transferências. Recentemente, outros clubes como São Paulo, Corinthians e Grêmio tentaram sua contratação, mas as conversas não avançaram.
O grande trunfo do Fluminense nesta disputa é a questão geográfica. A adaptação da família de Savarino ao Rio de Janeiro foi um dos principais entraves para as negociações com clubes de outros estados. No caso do Flu, a mudança não exigiria deslocamento de cidade, o que agrada ao estafe do atleta.
Apesar da identificação de Savarino com o Botafogo, construída principalmente na campanha mágica de 2024, onde somou 14 gols e 12 assistências nos títulos da Libertadores e do Brasileirão, o cenário atual permite a saída.
O Botafogo atravessa um momento de ajuste financeiro, com necessidade de corte de gastos e readequação da folha salarial. Além disso, o clube negocia pendências com o Atlanta United para reverter transfer ban. Diante disso, a diretoria alvinegra não se opõe a negociar o venezuelano, desde que a proposta seja considerada vantajosa financeiramente.
Vale lembrar que o Botafogo adotou postura similar recentemente com Marlon Freitas, que esteve na pauta do Fluminense antes de se acertar com o Palmeiras.
Savarino chegou ao Botafogo no início de 2024, vindo do Real Salt Lake (MLS), e também acumula passagem vitoriosa pelo Atlético-MG em 2021. No entanto, sua temporada de 2025 foi de oscilação.
O jogador lidou com lesões e, embora tenha permanecido no elenco, perdeu o status de intocável sob o comando do técnico Davide Ancelotti, sendo substituído constantemente ao longo das 48 partidas que disputou no ano, com seis gols marcados e sete assistências.









































