Zerozero
·14 février 2026
Francesco Farioli: «Erro de Francisco Moura? Não se deve <i>matar</i> ninguém»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14 février 2026

Francesco Farioli, treinador do FC Porto, realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Nacional, que irá decorrer este domingo, às 15h30.
Embate com o Nacional: «Se recuarmos um pouco na nossa trajetória, percebemos que nos dificultaram a vida, jogaram muito bem no Dragão. Irmos até à Madeira traz-nos mais dificuldades, queremos estar fortes e com uma grande atitude para voltarmos a vencer.»
Samu: «Os últimos dias têm sido muito complicados, foi um grande choque para nós. Recebi muitas mensagens a perguntar como é que ele estava. O Samu é um homem forte, no dia seguinte estava aqui connosco e com um grande sorriso. A minha conversa com ele ficará privada. Temos de estar próximos dele, desejo-lhe uma boa cirurgia e uma boa recuperação. Tenho a certeza que utilizará estas dificuldades a seu favor.
Perdemos um jogador fundamental, disso não há dúvidas. Já demonstrei que confio bastante no Deniz Gul, que já começou como titular várias vezes. Não tenho qualquer dúvida de que aproveitará a oportunidade, pois possui todas as qualidades para tal. Já provou ser capaz de desempenhar a função, é um verdadeiro ‘monstro’ fisicamente, e agora precisa de encontrar continuidade. Tem o apoio de toda a gente no clube e espero ouvir muitas vezes a sua música.»
Palavras de Rui Borges: «Não ouvi a conferência de imprensa, não sei ao que se está a referir. Não estou aqui a comentar as palavras dos meus colegas. Não tenho muita coisa a dizer.»
Incidentes no clássico: «Estamos num momento em que há um processo em curso e as autoridades estão a averiguar o que é necessário. Li esta manhã um artigo que dizia o quão rapidamente nos esquecemos do futebol, da bola a rolar em campo, e a atenção tem de estar aí. Falamos sempre do que falta, mas raramente vejo comentários sobre o que estamos a fazer.
Somos uma equipa que, até ao momento, não perdeu com os rivais, que sofreu um golo na recarga de penálti no último minuto e um autogolo. Há coisas que deveríamos falar mais.»
«Blindar» o grupo das polémicas no clássico: «Todo o ruído que existe não afeta a dinâmica do grupo de trabalho, que está muito motivado. Claro que não conseguimos o resultado que desejávamos, mas realizámos uma boa exibição. Há muitas formas de analisar o jogo: penso que merecíamos vencer e, depois de analisar a situação com calma, mantenho a opinião.
Jogámos contra uma grande equipa, que tem feito um trabalho excelente no campeonato e na Liga dos Campeões. Defendemos muito bem e não concedemos nenhuma oportunidade, exceto o penálti. Jogámos com a mentalidade certa e a exibição foi muito positiva, embora o resultado não tenha sido o que queríamos.»
Francisco Moura: «O que aconteceu no final do jogo foi um erro claro, não há como esconder isso, mas são situações que acontecem: há algum tempo falámos das grandes penalidades falhadas pelo Samu. Naturalmente, o Francisco não queria ter cometido esse erro. Não se deve 'matar' ninguém. Por vezes ultrapassamos a linha. O Francisco treinou com a equipa e, infelizmente, não poderá estar connosco devido à suspensão, mas regressará mais tarde e com a cabeça limpa.»
Martim Fernandes: «Não estará connosco, mas teve uma grande resposta e reação nos últimos dias. Estamos a fazer de tudo para o recuperar o mais rápido possível.»
Pablo Rosario: «Teve alguns problemas após o jogo com o Casa Pia, onde o relvado foi um problema. Contraiu uma pequena lesão no gémeo. Na última semana estava no banco, mas não se encontrava bem para jogar. Esta semana fez uma sessão completa com a equipa e sentiu-se bem. Amanhã [domingo] estará totalmente apto.»
Moffi: «Tem estado a trabalhar muito bem, teve melhorias físicas muito significativas nos últimos dias. O seu índice de gordura está ao nível dos jogadores de elite e ele está a dar tudo o que tem. Amanhã [domingo] fará parte do jogo, seja no 11 inicial ou a partir do banco de suplentes. Estamos num momento em que precisamos muito do seu contributo.»
Fofana: «Encontra-se bem do ponto de vista físico. O impacto que teve foi claríssimo para todos. É um líder. Terá um papel importantíssimo nesta reta final da temporada, estamos muito entusiasmados para ver o que poderá acrescentar no futuro.»









































