Clube Atlético Mineiro
·18 juillet 2025
Galo vence o Bucaramanga na Sul-Americana

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·18 juillet 2025
O Atlético venceu o Atlético Bucaramanga, por 1 a 0, na Colômbia, com gol de Hulk em cobrança de pênalti. A partida aconteceu na noite desta quinta-feira, 17 de julho, no estádio Américo Montanini. O Atlético saiu na frente nessa disputa dos playoffs da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será na quinta-feira que vem, 24/7, às 21h30, na Arena MRV (clique aqui e compre seu ingresso).
Quem passar nesse duelo irá encarar o Godoy Cruz pelas oitavas da competição. O gol de Hulk saiu aos 23′ do segundo tempo, convertendo uma cobrança de pênalti. O meio-campista Igor Gomes, que entrou no segundo tempo, é quem sofreu a falta dentro da área adversária, após aproveitar bom lançamento do próprio Hulk.
Escalação do Galo: Everson; Natanael (Igor Rabello), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Ivan Román) e Gustavo Scarpa (Rômulo); Hulk (João Marcelo), Rony e Dudu (Igor Gomes)– Técnico: Cuca.
Escalação do Atl. Bucaramanga: Quintana; Duarte, Mena, Henao e Hinestroza (Carlos de las Salas); Castro, Zárate (Flores) e Sambueza; Gil (Mosquera), Londoño (Vásquez) e Pons – Técnico: Leonel Alvaréz.
⚽Gol: Hulk, aos 23′ do 2º tempo, de pênalti
🏁Árbitro: Alexis Herrera – Venezuela
🟨Cartões amarelos: Gustavo Scarpa, Alan Franco, Igor Gomes e João Marcelo (Galo); Henao, Duarte e Hinestroza (Bucaramanga) 🟥Cartões vermelhos: Alan Franco, aos 7’/2T e Duarte, aos 42’/2T
🚑DM do Galo: Tomás Cuello (coxa esquerda), Júnior Santos (gripe), Patrick (lombar), Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito)
⚔️O jogo
Uma partida de muita movimentação, no qual o Atlético Bucaramanga foi ao ataque, e o Atlético conseguiu se defender e, principalmente no segundo tempo, achou espaços no contra-ataque. O goleiro Everson se destacou com sete intervenções na partida. Igor Gomes também foi protagonista da atuação coletiva, entrando no segundo tempo e sofrendo pênalti que seria convertido por Hulk.
Aos 27′ do primeiro tempo, o atacante Dudu recebeu uma bola interessante de Natanael. Ao cruzar, a bola voltou para Natanael, que tentou cabecear para o meio da área, quase fazendo o gol do Galo.
Aos 33′, Gabriel Menino recebeu um lançamento de Dudu, matou no peito e, na entrada da área, chutou com perigo para assustar o goleiro adversário. Um pouco antes desse lance, Gustavo Scarpa recebeu uma forte falta, não marcada pela arbitragem, e precisou de atendimento médico.
Aos 36′, Everson fez uma grande defesa em um chute forte de Pons dentro da área, mandando a bola para escanteio.
Aos 42′, Gabriel Menino tabelou com Guihlerme Arana e, ao conseguir evitar a saída de bola na linha de fundo pela esquerda, cruzou com perigo, mas Dudu não conseguiu alcançar. Nos acréscimos, Menino voltaria a aparecer no mesmo local, tentando o chute direto, que pegou na rede do lado de fora.
No intervalo, o técnico Cuca acionou Ivan Román na vaga de Gabriel Menino. Aos 8 minutos da etapa final, Alan Franco, já amarelado, fez uma falta e recebeu o segundo cartão, sendo expulso do jogo.
Apesar de estar com um a menos, o Atlético conseguiu construir jogadas e neutralizava na defesa. O técnico Cuca fez nova mexida, colocando Igor Gomes na vaga de Dudu.
GOL DO GALO! A bola chegou em Hulk, no meio de campo, que fez um belo lançamento para Igor Gomes, nas costas da defesa adversária. O meio-campista colocou na frente, chegou na área do Bucaramanga, girou para cima da marcação, mas foi derrubado, com pênalti marcado a favor do Atlético. Hulk foi na cobrança e fez Atlético 1 a 0!
Com esse gol, Hulk se isolou ainda mais como o maior artilheiro do Atlético em jogos internacionais oficiais – 16 pela Libertadores, 2 pela Sul-Americana. Agora, são 495 gols totais na carreira do super-herói alvinegro, sendo 445 oficiais (clubes e seleções), o que fez dele o brasileiro em atividade que mais fez gols na carreira.
O Bucaramanga foi para cima e voltou a assustar com cruzamentos e chutes de média distância. Faltando 20 minutos para o jogo acabar, o Atlético tentava fechar bem os espaços lá atrás para acionar contra-ataques. Novamente Igor Gomes e Hulk conseguiram uma nova escapada, com o camisa 7 sofrendo uma falta por trás.
Hulk e Gustavo Scarpa saíram na reta final do jogo, para as entradas de João Marcelo e Rômulo. Aos 43′ da etapa final, o lateral Duarte, que havia feito a falta dura em Hulk, trocou empurrões com Igor Gomes. Ambos foram amarelados. No caso do atleta do adversário, era o segundo, sendo expulso.
O Galo conquistou a vitória importante fora de casa, saindo na frente nessa disputa da Copa Sul-Americana, e volta para casa com a vantagem na mala para a próxima quinta, no duelo decisivo com o Bucaramanga.
🎙️Fala, Hulk:
“Acho que conseguimos competir até o fim. Lógico que a viagem pesa, viemos de jogo desgastante. Há jogadores gripados. Com essas dificuldades, soubemos sofrer e nunca nos entregamos. Buscamos o objetivo da vitória. Conseguimos e, agora, é pensar jogo importante no domingo”.
🗓️Agenda do Galo
Agora, o Atlético se prepara para enfrentar o Palmeiras no domingo, às 17h30, pela 15ª rodada do Brasileirão. O jogo será no Allianz Parque. Assim, a delegação vai viajar de Bucaramanga direto para São Paulo. O jogo decisivo pelos playoffs das oitavas da Sul-Americana, diante dos colombianos, será quinta que vem, às 21h30, na Arena MRV.
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico