GD Chaves vive nova era: «Queremos chegar às provas europeias» | OneFootball

GD Chaves vive nova era: «Queremos chegar às provas europeias» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·29 septembre 2025

GD Chaves vive nova era: «Queremos chegar às provas europeias»

Image de l'article :GD Chaves vive nova era: «Queremos chegar às provas europeias»

São tempos de mudança no GD Chaves, após confirmada nas últimas semanas a compra de maioria da SAD pela GLS Promotoría del Deporte, empresa dedicada a investimentos desportivos do México.

Segundo a imprensa lusa, o negócio completou-se por oito milhões de euros, com um investimento no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira a ficar também contratualizado, em caso de subida dos flavienses à Liga Portugal Betclic.


Vidéos OneFootball


O zerozero teve a oportunidade de conversar com Dante Elizalde, novo presidente da SAD dos transmontanos, que nos detalhou a visão que o grupo de investimento mexicano tem para o projeto em Trás-os-Montes.

«Há muito potencial nesta região»

Oficializada a 17 de setembro, a confirmação da entrada do novo investidor resultou do sucesso de meses de negociações entre o GD Chaves e a GLS Promotoría del Deporte.

Propriedade do empresário Arturo Lomeli, este grupo é também dono do Atlético La Paz, da Liga Expansão do México. Ao nosso portal, o presidente da SAD dos flavienses explicou algumas das razões para o interesse no clube transmontano.

«Há sempre vários fatores, mas destaco a essência de Trás-os-Montes e a forma como encontrámos um clube muito organizado, também a nível financeiro. Queremos deixar os transmontanos e até adeptos do sul da Galiza, zona onde também há adeptos que se identificam com o GD Chaves, orgulhosos», detalhou-nos Dante Elizalde.

«A parte empresarial da cidade recebeu-nos também de braços abertos. Já tive a oportunidade de estar com pessoas desse setor na cidade e só podemos ficar inspirados. Há muito potencial nesta região de gente empreendedora e trabalhadora».

«Aterrei a primeira vez em Portugal no passado mês de dezembro e recebi o carinho das pessoas. Desde que assumimos a gestão do GD Chaves, sentimos a responsabilidade e exigência. Portugal é uma referência no futebol e um país de muito talento», confessou.

Com vários elogios à gestão da família Carvalho, Dante Elizalde apontou desafios e objetivos para os próximos anos do GD Chaves, cujo potencial convenceu os mexicanos.

«Os nossos objetivos são claros desde que começamos as conversações com a família Carvalho. Temos de ser humildes e ir passo a passo. Construir, melhorar as infraestruturas e continuar a desenvolver o Complexo Francisco Carvalho», afirmou.

«Do ponto de vista desportivo, o regresso rápido à I Liga. Mais tarde, voltar aos anos de glória, como os tempos em que o GD Chaves conseguiu estar nas provas europeias.»

«Vai existir um grande intercâmbio de conhecimento entre o GD Chaves e o Atlético La Paz. Acho que podemos trazer conhecimentos em áreas como a comercialização, as experiências em dia de jogo, as ligações aos nossos adeptos. São coisas que se trabalham muito bem no México», admitiu.

«Queremos trazer talento mexicano, mas também levar portugueses para lá»

Com 46 anos, o dirigente chega a Trás-os-Montes após ter sido presidente do Santos Laguna. Foi nos Guerreros que teve o primeiro contacto com Portugal e estabeleceu uma relação com Pedro Caixinha, técnico luso.

«Temos uma amizade de alguns anos após termos trabalhado juntos no Santos Laguna, onde ele fez um excelente trabalho. O Pedro foi o meu primeiro contacto com Portugal, a sua competência e profissionalismo foram uma excelente apresentação do país para mim. Recebi uma mensagem bonita dele quando o acordo com o GD Chaves foi oficializado», recordou.

«Encontrei-me também com o Óscar Tojo no sorteio da Taça de Portugal, que fazia parte dessa equipa técnica. Fiquei muito feliz com o seu novo papel como coordenador técnico das seleções nacionais», acrescentou.

A terminar, Dante Elizalde confirmou que o intercâmbio de jogadores é também um dos objetivos dos investidores, conscientes do muito talento existente em Portugal.

«É um objetivo. Queremos trazer talento jovem mexicano, com a oportunidade de formação em Portugal. Arrisco dizer que o vosso país é uma das melhores escolas de futebol do mundo, assim como Espanha.»

«O nível é muito elevado e tive logo um bom batismo em Paredes, na Taça de Portugal. Eles estão na Liga 3 e fizeram-nos sofrer muito, com bastante qualidade e um estádio bonito, além de uma estrutura competente.»

«Por outro lado, também fazer chegar mais talento português ao México. Estas ligações podem contribuir para muito sucesso. Sei que têm estado mais atentos ao futebol mexicano devido ao impacto incrível do Paulinho, um exemplo de qualidade e trabalho, que representa muito bem as cores lusas», concluiu.

À propos de Publisher