Futebol Latino
·6 février 2025
In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·6 février 2025
Para a eliminatória na primeira fase da Libertadores, o gol agônico de Hernán Barcos foi fundamental para o empate do Alianza Lima, contra o Nacional (Paraguai), em 1 a 1.
Entretanto, além da importância para o confronto em si, ele também entrou para a história da competição por outro motivo. Mais especificamente, do Top 5 de atletas mais velhos a marcar um tento na principal competição de clubes na América do Sul.
Com o gol de pênalti já aos 53 minutos do segundo tempo, Barcos se tornou o quinto atleto de maior idade a fazer um gol pela Libertadores. Dentre os jogadores argentinos, ele é o ponteiro no quesito com seus 40 anos, nove meses e 23 dias.
O líder geral desse ranking, por sinal, marcou por um clube que Hernán Barcos conhece muito bem, o Palmeiras. Em 2017, quando tinha 42 anos, dez meses e 18 dias, o então lateral-esquerdo Zé Roberto fez o terceiro tento palmeirense no triunfo sobre o Atlético Tucumán, por 3 a 1. O confronto valeu pela última rodada da fase de grupos no torneio continental.
Além dos citados, compõem o ranking o interminável centroavante paraguaio Roque Santa Cruz (em dois gols com a camisa do Libertad) bem Oscar Aguirregaray. Pelo Peñarol, o ex-jogador uruguaio fez o gol de honra na derrota do time de Montevidéu, por 3 a 1, para o Vasco. O confronto em questão, aliás, ocorreu no Estádio Centenario, em 2001.