Jogada10
·27 mai 2026
Gol de Petkovic pelo Flamengo na final do Carioca de 2001 completa 25 anos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·27 mai 2026

O dia 27 de maio é extremamente importante na História do Flamengo. Afinal, completam-se nesta quarta-feira (27/5) 25 anos de um dos gols mais memoráveis do Campeonato Carioca: o de Dejan Petkovic na final contra o Vasco, em 2001. Na ocasião, o Fla vinha de dois títulos consecutivos sobre o Cruz-Maltino, dos principais esquadrões da época. No entanto, com o brilho de Edílson (dois gols) e, claro, de Pet, o clube derrotou o arquirrival pelo terceiro ano seguido. Dessa forma, o Flamengo foi às redes para rememorar o golaço de falta, marcado aos 43’12” do segundo tempo.
“Em segundos eternos, Petkovic partiu pra bola. A cobrança perfeita do nosso sérvio passou pela barreira, atravessou a gerações, ficou marcado na história e mudou o destino. Sem margem de erro. No único lugar que a bola cabia. Era para ser! Dejan Petkovic, 27 de maio de 2001: O Gol do Pet. Gol que tem nome. Flamengo, campeão do novo milênio”, diz trecho da publicação (veja abaixo na íntegra).

Petkovic corre para o abraço após marcar golaço do tri do Flamengo no Carioca – Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Após perder de virada por 2 a 1 na ida, o Flamengo precisava vencer por dois gols de diferença para, então, sagrar-se tricampeão. Em jogo complicado, o placar apontava 2 a 1 para o Rubro-Negro, o que era insuficiente naquele momento. Foi até os 43′ da etapa final, quando Léo Feldman viu falta em Edílson, autor dos dois gols anteriores. Petkovic foi para a bola e, mesmo com goleiro de Seleção Brasileira pela sua frente (Hélton), acertou o ângulo em uma cobrança distante, levando a parte rubro-negra do Maracanã ao verdadeiro delírio.
Afinal, o Vasco era um dos times mais temidos da época, vindo de conquistas importantes, como a Libertadores (1998), o Brasileirão (1997 e 2000) e a Copa Mercosul (2000). Na raça, o Flamengo conseguiu superar o arquirrival pelo terceiro ano consecutivo, botando água no chope vascaíno. O gol transformou-se num símbolo flamenguista e um ícone da história do Estadual.

Comemoração de Pet caindo no gramado ficou marcada na história – Foto: Reprodução
Não à toa, ao voltar para o Flamengo em 2009, Petkovic pediu para utilizar a camisa 43. Foi com ela que ele ajudou na campanha do improvável título brasileiro, exatamente no ano do retorno, atuando ao lado de Adriano Imperador. O craque se aposentaria apenas em junho de 2011, em jogo contra o Corinthians, no Nilton Santos. Um dos maiores ídolos do Flamengo no Século, Petkovic fez 197 jogos com a camisa do Mengão, com incríveis 56 gols e 38 assistências, ao menos de acordo com números do “Ogol”.







































