Zerozero
·27 janvier 2026
Gonçalo Paciência volta a Portugal e à I Liga, sete anos e meio depois

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 janvier 2026

Sete anos e meio depois de ter trocado o FC Porto pelo Eintracht Frankfurt, Gonçalo Paciência está de volta à I Liga. O internacional português, sabe o zerozero, vai assinar pelo Santa Clara até ao final da época e fica com mais um ano de opção.
Gonçalo já está nos Açores e assinará ainda na tarde desta quarta-feira o contrato que o unirá aos Bravos Açorianos. Aos 31 anos, o atacante faz uma aposta forte para o reencontro com os golos e as boas exibições.
No ano de 2025, Gonçalo Paciência disputou o Brasileirão com a camisola do Sport Recife. Acabou o ano com cinco golos em 22 presenças oficiais, registo obtido depois de uma ligação forte à Bundesliga (Eintracht, Schalke 04 e Bochum), de uma passagem por Espanha (Celta) e uma experiência no Japão (Sanfrecce Hiroshima).
O treinador Vasco Matos ganha um ponta-de-lança de raiz, forte no ar e na relação com a bola e o jogo, e um homem de grande experiência. Gonçalo estava livre, depois de terminar a passagem pelo Recife, e treinava intensamente já há algumas semanas à espera deste convite.
Campeão pelo FC Porto em 2018 e vencedor da Liga Europa pelo Eintracht em 2022, Gonçalo Paciência inicia uma nova fase na carreira. O Santa Clara recebe o Estoril Praia a 31 de janeiro, jogo que marcará a estreia do avançado, se Vasco Matos assim o pretender.
Outro dos objetivos do atacante prende-se com o sonhado regresso à Seleção Nacional. Vale a pena recordar as palavras ditas em entrevista no zerozero, em 2024.
«É sempre um sonho. Os jogadores prolongam as carreiras, há gente a estar no auge aos 32, 33, 34 anos. Por que não eu? Sonhar é de graça, ainda não paga impostos. Sonho com isso. Estou longe, sim, mas as coisas mudam depressa. É uma questão de golos e de minutos para mudar totalmente as coisas. Tenho de acreditar e estou preparado. Por isso gostaria também de continuar numa liga com alguma visibilidade. Nesta altura não estou nas ideias do selecionador. Com golos e jogos isto pode mudar.»
*Notícia atualizada às 18h07, já com oficialização por parte do Santa Clara









































