MundoBola
·29 janvier 2026
Grêmio lamenta morte de ex-vice-presidente, Sérgio Ilha Moreira

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·29 janvier 2026

O Grêmio lamentou a morte do ex-vice-presidente e conselheiro jubilado, Sérgio Ilha Moreira, aos 85 anos. Nome importante na construção da história do Tricolor Gaúcho, ele dedicou 60 anos à instituição e foi responsável pela criação da estrela dourada, símbolo sagrado para os torcedores.
Moreira iniciou sua trajetória nos bastidores do Imortal em 1967 como assessor do departamento de futebol. Assumiu o cargo de vice-presidente nas gestões de Hermínio Bittencourt e Flávio Obino, 1968 até 1970.
Sérgio também comandou a Diretoria de Relações Públicas sob comando presidente José Alberto Guerreiro, entre 1999 e 2002.
O ex-dirigente foi responsável por um marco na história do Grêmio: a criação da estrela dourada. Em 1970, em homenagem ao campeão mundial Everaldo, o símbolo passou a fazer parte da bandeira do Imortal.
A estrela se destaca das demais presentes no escudo do Tricolor Gaúcho. As prateadas representam os títulos nacionais conquistados pelo Grêmio, enquanto as de bronze significam as conquistas estaduais.
Mais recentemente, Sérgio Moreira foi responsável pela reinstalação da Estátua do Torcedor do Gremista, que faz parte da esplanada da Arena do Grêmio.
Além da relação com o clube gaúcho, Ilha Moreira foi um político brasileiro influente no Rio Grande do Sul. Deputado estadual mais votado da cidade de Santa Maria em 1982, Sérgio exerceu mandato parlamentar de 1971 até 1987.
"É com imenso pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se despede de Sérgio Ilha Moreira, conselheiro jubilado e Associado Benemérito do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Sérgio construiu uma trajetória profundamente entrelaçada à história do Grêmio, tendo atuado como vice-presidente, conselheiro, assessor e diretor, sempre pautado pelo compromisso institucional e pela defesa dos valores do Tricolor.
Ingressou na vida gremista em 1967, como assessor do Departamento de Futebol, participando da campanha do Hexacampeonato Gaúcho. Foi vice-presidente nas gestões de Hermínio Bittencourt (1968) e Flávio Obino (1969 e 1970), além de comandar a Diretoria de Relações Públicas durante a gestão do presidente José Alberto Guerreiro, entre 1999 e 2002.
Entre diversas iniciativas históricas, Sérgio Ilha Moreira foi responsável, em 1970, pela criação da estrela dourada na bandeira do Grêmio, em homenagem ao campeão mundial Everaldo. Exerceu mandatos consecutivos como conselheiro entre 1968 e 2007, retornando ao Conselho no período de 2013 a 2019, quando foi jubilado. Em 2023, foi o responsável pela reinstalação da estátua em homenagem ao Torcedor Gremista, que hoje ornamenta a esplanada da Arena. Em 2025 recebeu o título de Associado Benemérito.








































