MundoBola Flamengo
·27 mars 2025
Gustavo de Carvalho: quem foi o autor do 1º gol da história do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·27 mars 2025
Seja na terra, seja no mar, a história de 129 anos do Flamengo é uma das mais ricas do Brasil, com ídolos eternos, torcida apaixonada, músicas, símbolos, além de momentos inesquecíveis em todos os esportes.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo traz para você a história do atacante Gustavo Adolpho de Carvalho, engenheiro naval, ex-jogador e ex-presidente do Clube de Regatas do Flamengo. Gustavinho, como era chamado, marcou o primeiro gol da história do Rubro-Negro.
Nascido em Sorocaba-SP no dia 19 de fevereiro de 1894, Gustavo fez parte da primeira equipe de futebol do Flamengo em 1912. O time composto por Baena, Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth disputou a primeira partida do clube contra o Mangueira no dia 3 de maio de 1912.
Time do Flamengo em 1914 com Gustavo de Carvalho em destaque - Foto: Reprodução / Leitura para Todos
Na estreia do Rubro-Negro no futebol, o clube goleou o Mangueira por 15 a 2 no estádio do América-RJ, na Rua Campos Salles. Com menos de um minuto de jogo, Gustavo de Carvalho abriu o placar da partida com o primeiro gol da história rubro-negra.
Apenas um gol não foi suficiente para o atacante, que marcou mais quatro gols no confronto. Além dele, Arnaldo, Amarante (4 gols cada), Gallo e Borgerth (1 gol cada) marcaram para o Flamengo na goleada.
Jornal "A Gazeta" repercutindo primeiro jogo da história do Flamengo - Foto: Reprodução / A Gazeta de Notícias
Além do gol contra o Mangueira, Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol do Flamengo contra um equipe estrangeira.
No dia 10 de maio de 1917, o Sportivo Barracas, da Argentina, foi o primeiro adversário internacional do Rubro-Negro. As equipes se enfrentaram em um amistoso terminado em 1 a 1, realizado no antigo estádio da Rua Paissandú.
Segundo o portal "Fla Estatísticas", o atacante jogou 26 jogos pelo Flamengo entre 1912 e 1918, com 13 gols marcados com o Manto Sagrado. A história de Gustavo no Flamengo não ficou apenas dentro das quatro linhas.
Além da história nos gramados, Gustavinho foi presidente do clube de 1939 a 1942. Como mandatário do clube, foi o primeiro a conquistar um título carioca (de 1939) na era do profissionalismo do clube, que começou com José Bastos Padilha seis anos antes.
Dois anos depois da conquista do Carioca, o clube disputou seu primeiro torneio internacional, em Buenos Aires. Em 1942, último ano de Gustavo como presidente do Flamengo, o Mais Querido conquistou o primeiro título do histórico tricampeonato estadual de 1942, 1943 e 1944.
Gustavo de Carvalho na época de presidente do Flamengo - Foto: Reprodução / Internet
O DNA vencedor rubro-negro passou de pai para filha. Gustavo foi pai de Geysa de Carvalho, atleta de natação que fez parte da histórica equipe “As Fortalezas Voadoras”.
Ao lado de Piedade Coutinho, Scylla Venâncio e Lygia Cordovil, Geysa conquistou o tricampeonato de natação em 1938, 1939 e 1940. Em conjunto, as atletas se destacavam nas provas de 4x100m e outras categorias.