Gazeta Esportiva.com
·27 novembre 2025
Há 98 anos, nascia Castilho, goleiro bicampeão mundial e ídolo do Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 novembre 2025

Há 98 anos nascia Carlos Castilho, goleiro histórico e jogador com mais partidas na história do Fluminense. O antigo arqueiro entrou em campo 699 vezes pelo time das Laranjeiras entre os anos de 1947 a 1965. Ninguém jogou tantas vezes pelo Fluminense quanto ele.
Para muitos, “São Castilho“, como foi carinhosamente apelidado pela torcida, é considerado maior ídolo da história tricolor. Multicampeão pelo Fluminense, Castilho se destaca pelas conquistas de três campeonatos cariocas, dois Torneios Rio-São Paulo e a memorável Copa Rio de 1952.
“Castilho fazia defesas sobrenaturais“, escreveu o cronista Nelson Rodrigues.
Durante sua carreira, Castilho sofreu com múltiplas fraturas no dedo mindinho da mão direita, o que acabou afastando o jogador de muitas partidas. Um momento memorável do goleiro foi quando, revoltado com os longos períodos de recuperação, optou por amputar a ponta de seu dedo e conseguiu reduzir meses parado para apenas duas semanas.
Na seleção, o ídolo tricolor participou de quatro edições da Copa do Mundo. Em 1950, no Uruguai, foi reserva de Barbosa no eterno Maracanazo. Em 1954, na Suíça, foi titular em todos os jogos da campanha. E nos títulos de 1958, na Suécia, e 1962, no Chile, sendo o goleiro reserva de Gilmar, ídolo do Corinthians.









































