Herói contra Estudiantes, Rossi mantém padrão curioso nas defesas de pênalti; entenda | OneFootball

Herói contra Estudiantes, Rossi mantém padrão curioso nas defesas de pênalti; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·26 septembre 2025

Herói contra Estudiantes, Rossi mantém padrão curioso nas defesas de pênalti; entenda

Image de l'article :Herói contra Estudiantes, Rossi mantém padrão curioso nas defesas de pênalti; entenda

A classificação do Flamengo para a semifinal da Libertadores teve Rossi como o grande personagem. O goleiro falhou no gol do Estudiantes no tempo normal, mas se recuperou ao defender duas cobranças na disputa por pênaltis. Além do desempenho decisivo, um dado chama a atenção: a escolha em pular quase sempre para o mesmo lado.

Dos 20 pênaltis enfrentados por Rossi desde que chegou ao Mengão, em 17 ele escolheu saltar para o lado direito. Isso representa 85% das vezes. A estatística se manteve no duelo com o Estudiantes, quando o camisa 1 se lançou o mesmo lado em todas as quatro cobranças dos argentinos. O levantamento é do portal 'ge'.


Vidéos OneFootball


O padrão desperta curiosidade. De um lado, indica bastante convicção baseada em estudo junto ao departamento de análise do clube. Os profissionais mapeiam o estilo dos adversários e passam as informações ao goleiro momentos antes da partida.

  • Pulando para a direita: 17 cobranças - 5 defesas, 11 gols sofridos e 1 bola na trave - 29% de aproveitamento.
  • Não pulando para a direita (3 cobranças) - 1 defesa e 2 gols sofridos - 33% de aproveitamento.

De outro, no entanto, pode levantar a questão sobre previsibilidade, já que, a cada nova série, os cobradores podem identificar a preferência. Um caso clássico e que gerou muitas críticas foi o de Muralha, que saltou para o mesmo lado em todas as cobranças da final da Copa do Brasil 2017. O goleiro não defendeu sequer uma cobrança, e o Fla foi vice-campeão.

Os números positivos de Rossi, diferente do caso citado, mostram que as escolhas não só ao acaso. Ele já encarou 20 pênaltis pelo Flamengo e defendeu sete, o que representa 35% de aproveitamento. Índice que está acima da média no futebol mundial.

Contra o Estudiantes, a estratégia se transformou em classificação e mudou a narrativa da noite: de vilão no tempo regulamentar a herói nas penalidades.

"Tinha visto os pênaltis, analisado, com Thiago, Fabinho, Matheus (preparadores). Fizemos uma reunião no hotel hoje, 12h, sobre as possibilidades que eles tinham caso chegasse nos pênaltis. Tínhamos estudado e debatido algumas definições. Dos quatro pênaltis, três foram como a gente tinha pensado", disse Rossi após o apito final.

Rossi recebeu elogios de companheiros

Após o fim de jogo, Jorginho e Arrascaeta exaltaram Rossi pelo papel decisivo na classificação do Flamengo. O goleiro foi destacado tanto pela superação pessoal quanto pela postura nas penalidades, fundamentais para colocar o time na semifinal da Libertadores.

"Querendo ou não, essa é a beleza do futebol, né? E da vida! Você tem a oportunidade. Você tem que aprender com o que passou, mas esquecer rápido e olhar para frente, que sempre vem um novo desafio. Tem que dar os parabéns a ele, ajudou muito a gente no fim", disse Jorginho.

Já o Camisa 10 apontou a importância do goleiro nas penalidades: "Em todos os títulos conquistados, essa geração passou por dificuldades. Hoje foi mais uma vez e mostrou a fortaleza do nosso elenco. Quando entra, o companheiro tem que dar o seu melhor. Batemos muito bem os pênaltis".

O próximo compromisso do Flamengo será no domingo (28), contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

À propos de Publisher