Fala Galo
·12 septembre 2025
Irreconhecível, Atlético dá vexame, perde para o Cruzeiro e cai na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·12 septembre 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
A chegada de Jorge Sampaoli renovou a esperança da torcida por uma virada histórica contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (11), no Mineirão. Mas em campo o que se viu foi um Atlético apático, repetindo velhos erros: falhas em bolas paradas, decisões equivocadas e instabilidade emocional.
O treinador tentou dar nova identidade à equipe com treinos intensivos na pausa da data Fifa, mas o esforço não se refletiu no jogo. O time perdeu por 2 a 0, com dois gols de Kaio Jorge, e se despediu da Copa do Brasil com 4 a 0 no agregado. Confira os detalhes da partida!
O Atlético entrou em campo precisando tirar a diferença de dois gols. O técnico Jorge Sampaoli fez algumas alterações, principalmente na parte tática da equipe, optando por um esquema com três zagueiros e Fausto Vera recuado entre Lyanco e Alonso. A ideia era dar consistência defensiva e saída de bola qualificada, mas o plano não funcionou.
Logo aos cinco minutos, a defesa voltou a falhar nas bolas aéreas: William cruzou, Fabrício Bruno testou para o gol e Kaio Jorge completou, aproveitando a pane geral da defesa alvinegra.
A desvantagem expôs ainda mais os problemas de posicionamento. O time, pressionado pela necessidade do resultado, não encontrou alternativas para sair da marcação alta do rival. O que se viu foi um time ainda mais desorganizado no meio-campo, acuado, errando muitos passes, e Hulk, cercado, pouco tocou na bola.
Com o passar dos minutos, as divididas ficaram mais duras, as reclamações aumentaram e o árbitro distribuiu cartões. Nesse cenário, o Cruzeiro controlou o ritmo, enquanto o Atlético se mostrava desconectado da proposta de Sampaoli. Cuello tentou abrir caminho pela direita, mas, com uma atuação bem abaixo do esperado, não conseguiu transformar suas escapadas em finalizações.
O primeiro tempo terminou com o Cruzeiro dominando o primeiro tempo por completo, e com a sensação de que o esquema proposto não trouxe equilíbrio. O time ficou vulnerável atrás e sem criatividade no meio, repetindo erros que já haviam custado caro em outros jogos.
Novamente, nos primeiros minutos, o Cruzeiro chegou com perigo da etapa final foi do Cruzeiro. Lucas Romero ficou com a posse no meio de campo e arriscou de longe. Everson espalmou para novo escanteio. No lance seguinte, William ficou com a posse na entrada da área e arriscou. Kaio Jorge completou e a bola para no fundo do gol. Segundo gol do atacante na partida.
O Cruzeiro continuou tendo as melhores oportunidades, quase ampliando o placar com Matheus Pereira. O Galo tentou responder com bolas paradas e chutes de longe, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo.
A primeira grande oportunidade alvinegra na partida, veio somente aos 25 minutos. Scarpa cobrou falta com cruzamento na área. A defesa tirou, mas a sobra ficou com Hulk, que chutou no travessão. Rony até tentou o rebote, mas não conseguiu sequer dominar a bola.
Sampaoli tentou reorganizar a equipe no segundo tempo. Sacou Cuello e Igor Gomes para as entradas de Reinier e Alan Franco, em busca de mais mobilidade e criatividade.
Aos 30 minutos, o Cruzeiro quase ampliou. Matheus Pereira cruzou na medida e Christian cabeceou forte, exigindo grande defesa de Everson. No lance, Gabriel Barbosa caiu pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Nos minutos finais, o Cruzeiro passou a controlar o ritmo e administrou a vantagem. O Atlético, inoperante, não conseguiu levar perigo ao gol de Cássio. Ainda houve tempo para a expulsão de Guilherme Arana, que perdeu a cabeça e empurrou Matheus Henrique.
Agora o Atlético volta suas atenções para o Brasileirão. No domingo, enfrenta a equipe do Santos, na Arena MRV, às 16h. A equipe está na 14ª posição, com 24 pontos, a dois da zona de rebaixamento e precisa reagir se quiser ter tranquilidade na competição nacional.
Gols: Kaio Jorge (aos 4 minutos do primeiro tempo e aos 2 minutos do segundo tempo).
Posse de bola: Atlético 66% x 34% Cruzeiro;
Finalizações: Atlético 9 x 9 Cruzeiro;
Finalizações certas: Atlético 3 x 6 Cruzeiro;
Total de passes: Atlético 532 x 203 Cruzeiro;
Cartões amarelos: Wanderson (aos 24 minutos do primeiro tempo), Hulk (aos 25 minutos do primeiro tempo), Cuello (aos 29 minutos do segundo tempo), Matheus Henrique (aos 45 minutos do segundo tempo).
Cartões vermelho: Guilherme Arana (aos 45 minutos do segundo tempo);
Público presente: 61.584 torcedores.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads |Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
Direct