oGol.com.br
·7 août 2025
Isak, Jackson, Sesko e o efeito dominó do bilionário mercado de atacantes na Premier League

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·7 août 2025
Camisa 9: o definidor. No futebol, uma das peças mais decisivas do jogo. Capaz de transformar o futuro de qualquer time. Na Premier League, é este jogador o mais cobiçado nesta janela de transferências. A busca por um centroavante gerou um verdadeiro efeito dominó nos clubes ingleses, preparados para fazer investimentos milionários no mercado.
Talvez o primeiro movimento dessa verdadeira dança das cadeiras tenha sido João Pedro. O Chelsea comprou o jogador junto ao Brighton & Hove Albion ainda durante o Mundial de Clubes, por pouco mais de 60 milhões de euros. O movimento exigiu uma resposta do Brighton, acostumado em lapidar talentos. O clube investiu 37 milhões de euros em Charalampos Kostoulas, promessa grega que estava no Olympiacos.
Além da busca por um novo atacante por parte do Brighton, a contratação de João Pedro resultou em movimentos também dentro do elenco dos Blues, que contrataram ainda Liam Delap para a posição. Marc Guiu achou nova casa na própria Premier League: acertou com o Sunderland por empréstimo. Nicolas Jackson sabe que não terá espaço no elenco e também pode sair.
Aí que entra na jogada o Newcastle. Os Magpies chegaram a tentar no mercado Hugo Ekitiké, destaque no Eintracht Frankfurt que assinou com o Liverpool. Além disso, podem perder a principal referência ofensiva da equipe, Alexander Isak, também para os Reds.
Essa novela é uma das mais longas do mercado. Isak já disse que quer se mudar para Anfield, não viajou para a pré-temporada e agora acabou afastado pelo Newcastle. Só que ainda não houve acordo entre os clubes. O Liverpool promete aumentar a proposta, que pode chegar nas 150 milhões de libras pedidas pelos Magpies, só que o negócio só será fechado quando um novo atacante desembarcar em St. James Park.
Se Ekitiké deixou de ser opção, Nicolas Jackson, nosso gancho para falar do Newcastle, é hoje o favorito. Só que Milan, Juventus e Bayern de Munique, segundo a Sky Sports da Inglaterra, estão na disputa pelo atacante. O alemão Nick Woltemade, que fez 17 gols pelo Stuttgart na última temporada, é outro especulado.
Outro nome que esteve na mira do Newcastle, mas acabou em outras mãos, é o de Benjamin Sesko. Após uma temporada de 21 gols pelo RB Leipzig, o esloveno foi alvo de disputa nos bastidores, com o Manchester United vencendo a queda de braço com os Magpies.
Sesko viajou nesta quinta-feira (07) com seu agente para Manchester e vai assinar contrato na sexta-feira. A transferência pode superar os 80 milhões de euros (são 76.5 milhões fixos e 8.5 milhões em bônus segundo o jornalista Fabrizio Romano).
Até o momento, os clubes ingleses já gastaram, só nesta janela de transferências (contando ainda as transferências do Chelsea para o Mundial), mais de 400 milhões de euros (cerca de 2.5 bilhões de reais na cotação de hoje) em centroavantes.
Um dos grandes nomes foi Viktor Gyökeres, sueco que marcou 54 gols pelo Sporting e reforçou o Arsenal por 65 milhões de euros. O mais caro até o momento é Ekitiké, reforço do Liverpool por 95 milhões. O Chelsea gastou 99 milhões de euros em João Pedro e Delap.
O brasileiro Igor Jesus chegou ao Nottingham Forest por 19 milhões, o Everton gastou cerca de 35 milhões no jovem francês Thierno Barry e ainda tiveram os negócios para assegurar a transferência definitiva de alguns atacantes que se saíram bem.
O Wolverhampton assegurou a permanência de Strand Larsen por 27 milhões de euros, e o Tottenham de Mathys Tel por pouco mais de 30 milhões. E o negócio bilionário de atacantes na Premier League ainda promete esquentar na reta final da janela...