Zerozero
·4 janvier 2026
<i>Silva e Luiz, LDA.</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 janvier 2026

Sem querer tirar mérito ao enorme golo apontado por Brandon Aguilera, o protagonismo do primeiro duelo do Rio Ave em 2026 pertenceu à dupla formada por Andre Luiz e Clayton! Os mágicos do Rio Ave estiveram envolvidos em dois dos três golos anotados na vitória rioavista (3-1), este domingo, na receção ao Casa Pia AC.
Ambas as equipas atuaram em 3x4x3 e os dois técnicos decidiram operar mudanças no onze inicial em relação à passada jornada. Sotiris colocou Marious Vrousai, Brandon Aguilera, André Luiz e Clayton Silva nos lugares que pertenceram a Nikos Athanasiou, Georgios Liavas, Ole Pohlmann e Karem Zoabi no jogo em Alvalade. Gonçalo Brandão, por sua vez, lançou Cassiano, retirando a titularidade a Dailon Livramento.
O Casa Pia AC entrou com tudo no duelo e dominou durante os instantes iniciais, tendo nos pés de Gaizka Larrazabal a primeira oportunidade de perigo - travada devido a posição irregular em momento prévio. Os Gansos carregaram em busca do resultado, mas encontraram uma linha defensiva coesa e solidificada pela frente. Apesar das dificuldades enfrentadas num primeiro plano, o Rio Ave conseguiu equilibrar após o primeiro quarto de hora.
André Luiz e Clayton Silva - a dupla do momento - foram os principais pensadores e protagonistas das iniciativas de perigo caseiras, colocando a defesa visitante em sentido. Faltou, porém, alguma eficácia no momento de finalização para oscilar com o resultado. Renato Nhaga e Larrazabal agitaram as águas no lado contrário, mas nenhum dos emblemas conseguiu adiantar-se no marcador até à ida para os balneários.
O segundo tempo trouxe uma aragem fresca ao Estádio dos Arcos - ventos, esses, que foram de mudança para o conjunto da casa. Após um susto inicial - Gaizka Larrazabal atirou à trave a abrir -, o Rio Ave colocou-se na dianteira e logo em dose dupla.
Clayton encontrou André Luiz no interior da área e o camisola '11' só teve de encostar, antes de Brandon Aguilera (62') aplicar um remate indefensável na conversão de um pontapé livre direto - a bola levou asas e só terminou no fundo das redes do Casa Pia AC.
A reta final da partida foi tudo menos aborrecida! O Casa Pia AC promoveu três alterações de uma assentada e conseguiu reagrupar-se, anotando o golo da recuperação - Clau Mendes recebeu na profundidade e atirou a contar -, antes da dupla Silva e Luiz voltar a causar estragos - Clayton assistiu André Luiz, que fechou o resultado com um remate acrobático no interior da área. Quase três meses depois, o Rio Ave volta a vencer nos Arcos e arranca 2026 da melhor forma!
André Luiz (Rio Ave): mais uma exibição de luxo protagonizada pelo mágico dos Arcos! André Luiz rubricou dois tentos e deu continuidade ao excelente momento de forma que tem vivido. Em tom de despedida, espalhou perfume frente ao Casa Pia AC.
Iancu Vasilica teve uma tarde bastante tranquila nos Arcos, na medida em que não precisou de ajuizar lances capitais. O árbitro do encontro conseguiu controlar os ânimos com eficácia, recorrendo de forma rara à atribuição de cartões amarelas. Exibição positiva.

Onze do Rio Ave:
Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jakub Brabec, Nelson Abbey, Marious Vrousai, Brandon Aguilera, Andreas Ntoi, João Tomé, André Luiz, Clayton Silva, Dario Spikic

Onze do Casa Pia AC:
Patrick Sequeira, André Geraldes, José Fonte, David Sousa, Gaizka Larrazabal, Rafael Brito, Renato Nhaga, Abdu Conté, Yassin Oukili, Cassiano, Jérémy Livolant
1':

Começou a partida! Rola a bola em Vila do Conde!
2':

João Tomé opera pelo corredor direito, ao passo que Marious Vrousai posiciona-se no lado oposto!
4':

Casa Pia AC: Cassiano
responde a um cruzamento de Renato Nhaga, no interior da área, e tenta desviar para o fundo das redes caseiras, mas o tiro passa ligeiramente ao lado!
8':

Duelo muito interessante no Estádio dos Arcos, com um ritmo acelerado e animado desde cedo!
16':

Casa Pia AC: Renato Nhaga
deixa o guarda-redes para trás e tem tudo para anotar o primeiro da partida, mas é travado por um corte fenomenal de Petrasso impede o golo!
24':

Rio Ave: André Luiz
aparece na cara do guardião contrário e tem tudo para marcar, mas é travado por uma mancha soberana de Patrick Sequeira!!!
24':

Rio Ave: Clayton Silva
tenta a sua sorte com um remate de longe, na sequência do lance anterior, mas a bola é aliviada por um central do Casa Pia perto da linha de golo!
26':

Duelo bastante animado no Estádio dos Arcos! O Casa Pia AC entrou com tudo e dominou nos instantes iniciais, protagonizando as principais ocasiões de perigo. Ainda assim, o Rio Ave conseguiu reentrar na narrativa e equilibrar o confronto, que tem sido pautado pelas diversas iniciativas e momentos de finalização para ambos os lados!
Intervalo:

Iancu Vasilica decide dar por terminada a primeira parte sem atribuir qualquer tempo adicional e o ritmo de jogo assim o justifica. Tanto Rio Ave como Casa Pia têm protagonizado um confronto aceso, com várias oportunidades de perigo para cada lado. Faltou, porém, alguma eficácia na fase de finalização para que fosse possível alterar o resultado. Veremos o que a segunda metade nos reserva! Fique connosco, caro leitor!
52':

Gaizka Larrazabal (Casa Pia AC) remata à barra!!!
O camisola '72' arrancou pelo lado direito e recebeu na profundidade, mas o remate em jeito foi travado pelos ferros da baliza contrária!
54':

GOLO Rio Ave! André Luiz marca
André Luiz marca o seu 6º golo na prova (17 jogos)
GOLO DO RIO AVE! Clayton trabalhou bem pelo flanco esquerdo, sambando no interior da área contrária, e lançou um cruzamento rasteiro para a zona do segundo poste, onde apareceu André Luiz a encostar para o fundo das redes!
57':

Rio Ave não se deixou afetar pelo ímpeto conquistado pelo Casa Pia AC após a bola à trave e conseguiu adiantar-se no marcador!
62':

GOLO Rio Ave! Brandon Aguilera marca
Brandon Aguilera marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
GOLAÇO NOS ARCOS!!! Brandon Aguilera converteu de forma exímia um pontapé livre a favor do Rio Ave, atirando para o fundo das redes defendidas por Patrick Sequeira com um remate indefensável!
68':

Apesar da primeira jogada de perigo do segundo tempo ter pertencido ao Casa Pia - Gaizka Larrazabal atirou à trave -, o Rio Ave conseguiu dar continuidade ao trabalho ofensivo produzido no primeiro tempo e conseguiu colocar-se na frente do marcador com duas jogadas de critério irrepreensível! A dupla Clayton-André Luiz abriu o caminho, antes de Aguilera dilatar com um pontapé livre indefensável!
73':

Casa Pia AC: Jérémy Livolant
tenta a sua sorte na conversão de um pontapé livre, mas é travado por uma enorme defesa de Cezary Miszta!
75':

Rio Ave: Clayton Silva
aproeita uma saída em falso de Patrick Sequeira, mas o remate é travado em cima da linha de golo por um defesa do Casa Pia AC!
82':

Rio Ave: Marious Vrousai
arma um remate potente, à entrada da área, mas Patrick Sequeira está atento e desvia com um palmada impressionante!
83':

GOLO Casa Pia AC! Clau Mendes marca
Clau Mendes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Clau Mendes recebe na profundidade e atira cruzado, de pé esquerdo, rubricando o primeiro golo do Casa Pia na partida!
86':

GOLO Rio Ave! André Luiz marca
André Luiz marca o seu 7º golo na prova (17 jogos)
A dupla do costume causa estragos novamente! Clayton encontra André Luiz no interior da área, que atira para o fundo das redes com um remate acrobático!
90 +1':

GOLO INVALIDADO Rio Ave:
Clayton marca, mas o golo é invalidado por posição irregular!
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Vitória esclarecedora do Rio Ave, que teve dificuldades no arranque do duelo, mas que soube recuperar e causar estragos por intermédio da dupla formada por Clayton e André Luiz! Quase três meses depois, os rioavistas voltam a vencer nos Arcos!
Melhor em campo:

André Luiz (RAFC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Se este foi o último jogo do camisola '11' ao serviço do Rio Ave, será certamente lembrado como uma das melhores exibições da época! Dois golos e muitos estragos causados à linha defensiva contrária!
Direct









































