Ivan Baptista e o adeus à Liga dos Campeões: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff» | OneFootball

Ivan Baptista e o adeus à Liga dos Campeões: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·16 décembre 2025

Ivan Baptista e o adeus à Liga dos Campeões: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff»

Image de l'article :Ivan Baptista e o adeus à Liga dos Campeões: «Poderia perfeitamente ser um jogo de playoff»

A fase de liga da Liga dos Campeões aproxima-se do fim para o Benfica, que recebe o Paris SG, esta quarta-feira pelas 20 horas, em jogo da sexta e última jornada. Sem impacto na definição das equipas apuradas para os playoffs, o encontro representa, ainda assim, uma oportunidade para as águias fecharem a participação europeia com uma boa imagem.

Na antevisão ao duelo, Ivan Baptista destacou a imprevisibilidade do adversário francês, sublinhando que esse fator não altera a abordagem da equipa encarnada.


Vidéos OneFootball


«É um bocadinho imprevisível, daí também não estarmos muito preocupados com isso. É uma equipa que tem tido diferentes caras no Campeonato francês, na Liga dos Campeões, também consoante o tipo de adversário», explicou o treinador do Benfica.

O técnico frisou ainda as limitações impostas pelo calendário apertado, com jogos de três em três dias, o que condiciona o trabalho no treino. «Não faria muito sentido estarmos aqui a tentar prever alguma coisa. Vamos, naturalmente, adaptar aqui alguma questão estratégica para o adversário que vamos encontrar. Agora, do ponto de vista tático, é muito olharmos para nós, olharmos para dentro, olharmos para aquilo que temos estado a fazer», referiu, acrescentando que as alterações possíveis são «coisas muito de detalhe», mantendo-se a identidade construída desde o início da época.

Ivan Baptista reforçou que o foco estará, acima de tudo, naquilo que o Benfica consegue controlar, sem deixar de reconhecer a qualidade do Paris SG. «Do nosso lado, será muito isso - sermos, ou tentarmos ser, idênticos ao que temos feito. Naturalmente, depois percebendo rapidamente, assim que o jogo começar, que tipo de Paris SG vamos ter», afirmou, garantindo que a equipa procurará «limitar aquilo que são os pontos fortes de uma equipa fortíssima».

Apesar de o encontro não ter consequências diretas na classificação, o treinador encarnado considera que o nível das duas equipas confere ao jogo um estatuto especial.

«Não tenho dúvida de que, pela qualidade dos plantéis, poderia perfeitamente ser um jogo de playoff», disse, antecipando «um bom espetáculo» e lembrando o percurso recente do Paris SG na competição. «Do outro lado está uma equipa que nos últimos quatro anos foi a duas meias-finais da Liga dos Campeões e a uns quartos de final», destacou.

O Benfica terá de enfrentar o PSG sem Caroline Moller, ausente na sequência de uma entrada dura sofrida no último jogo da Taça de Portugal. Ainda assim, Ivan Baptista garantiu que a gestão do plantel para a Liga BPI só será pensada após o apito final na Luz.

«Eu vou começar a pensar no jogo para a Liga BPI por volta das 22 horas de quarta-feira», afirmou, aproveitando para deixar críticas à arbitragem e à necessidade de evolução no futebol feminino. «Com faltas que põem em causa o bem-estar das jogadoras, com risco de lesões, não há intervenção disciplinar como deveria haver», atirou.

À propos de Publisher