Portal dos Dragões
·22 janvier 2026
Jakub Kiwior: “Está muito frio, mas dentro do campo estará quente”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·22 janvier 2026

O encontro entre o Viktoria Plzen e o FC Porto realiza-se em temperaturas negativas, tema abordado na apresentação da partida. Jakub Kiwior relativizou o factor climático, antevendo que o ambiente aqueça em campo, e recordou que o adversário ainda não perdeu nesta Liga Europa, algo que o FC Porto pretende “mudar isso”.
“Estamos prontos para isso. Não treinámos aqui, mas toda a gente sabe que estará frio e estamos mentalmente preparados para isso. Lá fora poderá estar frio, mas dentro do campo estará quente”, afirmou o internacional polaco, que revelou ter-se disponibilizado publicamente – depois de o ter feito em privado com Farioli – para actuar como lateral-esquerdo, tal como aconteceu no clássico da Taça de Portugal contra o Benfica.
“Não importa quem está ao meu lado, porque todos temos uma boa relação e todos podemos jogar juntos. Posso jogar a lateral e a central, essas são as posições onde posso jogar melhor, mas para mim o importante é jogar”, sublinhou.
A parceria com Bednarek marcou a primeira metade da época, mas em Guimarães Kiwior alinhou ao lado do experiente central Thiago Silva, uma experiência que lhe deixou boas impressões. “Senti-me muito bem, porque tive um jogador muito bom ao meu lado. Ele ajudou-me muito no posicionamento e foi um bom jogo para nos conectarmos, porque foi duro. Ligámo-nos e mantivemos a baliza limpa”, congratulou-se o defesa polaco.
Os reforços Thiago Silva e Oskar Pietuszewski só poderão ser inscritos na fase seguinte das competições da UEFA, pelo que não estarão disponíveis para a partida de hoje. Kiwior falou ainda do compatriota, que estreou-se de azul e branco em Guimarães e teve papel decisivo. “Ele teve uma estreia fantástica. Acho que ele vai continuar a trabalhar e no próximo jogo ainda vai poder mostrar mais”, declarou ao Porto Canal.







































