Portal dos Dragões
·19 décembre 2025
João Brandão: “Temos de estar muito atentos e muito alerta”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·19 décembre 2025

Após vencer novamente em casa frente ao FC Penafiel (1-0), o FC Porto B desloca-se ao Estádio Municipal Dr. Machado de Matos para defrontar o FC Felgueiras na 15.ª jornada da Segunda Liga (domingo, 11h00, Sport TV). Frente a uma “equipa competente”, “que pressiona muito bem e que cria muitas oportunidades de golo”, João Brandão exige que os Dragões sejam “competentes no nosso equilíbrio” e “competitivos”, algo “inegociável” para o treinador. O lateral esquerdo Kaio Henrique apela aos azuis e brancos para estarem “ligados em todos os momentos” do encontro. O FC Porto B ocupa o 11.º lugar, com 17 pontos, enquanto o FC Felgueiras é 14.º, com 16.
Ânimo e empenho nos treinos“Sinto o grupo com entusiasmo, com energia e com grande capacidade de trabalho. O primeiro passo para o sucesso é o trabalho e é a isso que nos temos agarrado desde o início da época. Nunca abdicámos dos nossos princípios, quer nos momentos mais difíceis, quer nos momentos de vitória e de conquista, como tem acontecido recentemente. Temos os pés bem assentes no chão e a noção de que isto é uma maratona e que a meta está distante. Temos muito para correr, para sofrer e para celebrar também.”
Sobre o FC Felgueiras“O FC Felgueiras é uma equipa competente, por isso temos de abordar este jogo com a energia certa, com a dedicação certa e a olhar para aquilo que é a capacidade do adversário. É uma equipa que pressiona muito bem e que cria muitas oportunidades de golo, além de ter uma diversidade muito grande na estrutura tática. Ao longo da semana fomos preparando os diferentes cenários que estamos à espera de encontrar, por isso o desafio é grande e exige muita concentração. Vai ser precisa muita coragem para jogarmos debaixo da pressão deles e depois, em zonas mais ofensivas, temos de ser criativos e livres. Temos de ser competentes no nosso equilíbrio e competitivos, isso é inegociável.”
A força da Segunda Liga“Trabalhamos com responsabilidade mesmo nesta boa fase, pois sabemos que a diferença pontual entre as equipas é muito curta, mas demonstra a competitividade desta Segunda Liga. Uma vitória transporta-nos para um lugar mais alto, um jogo menos conseguido pode afundar-nos na tabela. Temos de estar muito atentos e muito alerta em todos os jogos e em todos os dias de preparação.”
Um ponto de diferença“Não muda nada. A nossa preparação é sempre da mesma forma, sempre focada no desenvolvimento individual dos nossos jogadores e naquilo que é o crescimento colectivo. Este Clube habituou-nos a abordar todos os jogos com um espírito de vitória, seja em que campo for e contra que adversário for, com respeito, mas com uma determinação muito grande. Só a vitória nos serve.”
Estado da equipa“Estamos felizes por virmos de duas vitórias consecutivas. Graças ao nosso trabalho, estamos a conseguir isso e agora é manter.”
O próximo adversário“Sabemos da qualidade que eles têm, mas também temos a nossa qualidade e vamos em busca da vitória. A Segunda Liga é muito competitiva e temos de estar ligados em todos os momentos.”









































