Gazeta Esportiva.com
·16 décembre 2025
João Schmidt dá volta por cima no Santos e termina 2025 em alta

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 décembre 2025

Depois de passar por um momento complicado no Santos, João Schmidt se firmou com a chegada de Juan Pablo Vojvoda. O volante se tornou peça-chave do elenco, quando o Alvinegro mais precisava: nas rodadas finais do Brasileirão, contra o rebaixamento.
O jogador de 32 anos foi o grande líder de passes certos no Peixe na Série A, com 1473 (86.8% de acerto), segundo o Sofascore. Além disso, são três gols e três assistências na temporada.
Os tentos mais importantes saíram nas vitórias de 3 a 0 do Santos sobre o Sport, pela 36ª rodada do torneio, e contra o Cruzeiro, na última rodada, quando o time de fato se livrou da segola. Schmidt não balançava as redes desde o dia 2 de março, quando ajudou no triunfo de 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
Depois de se destacar na Série B de 2024, João Schmidt teve uma temporada marcada por oscilações. Iniciou o ano como reserva, mas ganhou espaço e a confiança de Pedro Caixinha na reta final do Paulistão, quando passou a figurar entre os titulares.
Com a chegada de Cleber Xavier, no entanto, o volante perdeu rendimento, passou a ser alvo de críticas da torcida e voltou a perder espaço no elenco, cenário que se manteve mesmo após a contratação de Vojvoda.
Na reta decisiva do ano, porém, o jogador experiente conseguiu dar a volta por cima e se tornou peça importante no esquema do treinador argentino. Diante do Internacional, por exemplo, sua entrada no segundo tempo melhorou o desempenho do Santos e foi fundamental para a reação da equipe. Assim, João Schmidt encerra a temporada em alta e surge como um nome valorizado para o início da próxima temporada.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram









































