Papo na Colina
·19 juillet 2025
Jogador contestado tem fama de “discutir” com torcedores do Vasco

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·19 juillet 2025
A relação entre o zagueiro João Victor e a torcida do Vasco vive mais um capítulo tenso. Após a goleada por 4 a 0 sofrida diante do Independiente del Valle, no Equador, pela Copa Sul-Americana, o jogador voltou a ser alvo de críticas e protestos — desta vez, durante uma visita de membros da torcida organizada ao CT Moacyr Barbosa, na última quinta-feira.
João Victor em ação pelo Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Segundo relatos, João Victor teria reagido com um tom irônico às cobranças dos torcedores. A acusação é de que o zagueiro estaria “debochando” ao ser cobrado por supostos passeios frequentes com a família e idas a “boliches”. Ao ouvir os protestos, respondeu com um “eu?”, o que irritou ainda mais os presentes.
— É você mesmo! Debochado! Mete o pé, vagabundo! — gritaram alguns torcedores, exigindo uma postura mais comprometida do defensor.
Esse não foi o único episódio recente. Ainda em Quito, após o jogo contra o Del Valle, João Victor desceu do ônibus da delegação e, ao olhar em direção aos torcedores que protestavam, teve sua atitude interpretada como mais um gesto de desprezo. O grupo reagiu com gritos de “não quer jogar, vai embora!”.
Histórico de conflitos com a torcida
O zagueiro já havia protagonizado um momento de tensão com a torcida durante o Campeonato Carioca deste ano, após o empate sem gols com o Sampaio Corrêa, em Saquarema. Na ocasião, João Victor discutiu com torcedores próximo aos vestiários e precisou ser contido por seguranças e companheiros como Vegetti e Lucas Piton. Em entrevista coletiva semanas depois, o defensor minimizou o episódio:
— Ficou para trás. Ele falou o que queria, eu também, e pronto. Todo mundo tem o direito de se expressar — declarou na ocasião.
Expulsões e recordes negativos
Apesar de ser titular absoluto em 2025 e já ter anotado dois gols — sua melhor marca na carreira —, João Victor carrega um histórico que pesa contra sua imagem junto à torcida. Em 2024, foi expulso quatro vezes, incluindo no clássico contra o Flamengo, quando levou cartão vermelho nos acréscimos do primeiro tempo com o time perdendo por 3 a 1. O Vasco acabou goleado por 6 a 1.
A frequência das punições rendeu a João Victor o título de jogador “mais durão do mundo” pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). A distinção veio pelo número de expulsões em relação ao total de partidas disputadas.
Em 2025, o zagueiro assumiu o compromisso de não ser expulso na temporada. Até aqui, soma sete cartões amarelos, mas ainda não recebeu vermelhos.
Proposta recusada
Após os conflitos no Carioca, João chegou a receber uma proposta do Cruzeiro, feita pelo diretor Alexandre Mattos — o mesmo que o contratou para o Vasco. O jogador demonstrou interesse na mudança de clube, mas as negociações não avançaram.
Foto: Matheus Lima/Vasco.
Com a pressão aumentando e a relação desgastada com parte da torcida, o futuro de João Victor segue indefinido. Enquanto isso, o zagueiro continua entre os mais utilizados por Fernando Diniz em meio à busca por uma reação no Brasileirão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News