Coluna do Fla
·22 décembre 2025
José Boto destaca jogador do Flamengo com perfil para virar técnico, como Filipe Luís

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·22 décembre 2025

Filipe Luís começou a carreira de treinador logo após se aposentar dos gramados e, pouco depois, já deixou a marca no time profissional. Para José Boto, diretor de futebol do Flamengo, Jorginho apresenta características semelhantes e também tem potencial para seguir o mesmo caminho no futuro.
“Podem haver mais, pois não se revelam, mas há o Jorginho, que é muito inteligente, percebe o jogo. Muito dificilmente não vai virar treinador”, disse o dirigente, em podcast ‘No princípio era a Bola’, de Portugal.
Brasileiro naturalizado italiano, Jorginho atuou em grandes clubes como Arsenal (ING), Chelsea (ING) e Napoli (ITA). Aos 33 anos, o diretor José Boto o contratou para reforçar o Flamengo. De maneira semelhante, Filipe Luís também construiu carreira internacional e encerrou a trajetória como jogador conquistando diversos títulos pelo Rubro-Negro.
As semelhanças entre os dois não se limitam ao percurso profissional, mas também ao modo como rapidamente se adaptaram ao Flamengo e assumiram papéis de liderança dentro do time. Embora Jorginho ainda não seja capitão oficialmente, o camisa 21 já é reconhecido como um dos líderes da equipe, pelo senso de responsabilidade e comprometimento em campo.
Após encerrar a carreira como jogador em dezembro de 2023, Filipe Luís iniciou a trajetória como treinador nas divisões de base do Flamengo. Desse modo, passou a comandar o sub-17 e, na sequência, o sub-20 entre janeiro e setembro de 2024.
Com a saída de Tite, Filipe Luís assumiu o time principal na semifinal da Copa do Brasil e conquistou o título. Em 2025, o Flamengo entrou para a história conquistando Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, além do Dérbi das Américas e Copa Challenger, e registrando campanhas expressivas no Super Mundial de Clubes e na Copa Intercontinental.









































