Kompany lança duras críticas a José Mourinho: «Atacou o caráter do Vinícius Júnior» | OneFootball

Kompany lança duras críticas a José Mourinho: «Atacou o caráter do Vinícius Júnior» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·20 février 2026

Kompany lança duras críticas a José Mourinho: «Atacou o caráter do Vinícius Júnior»

Image de l'article :Kompany lança duras críticas a José Mourinho: «Atacou o caráter do Vinícius Júnior»

Na antevisão à partida diante do Eintracht Frankfurt, Vincent Kompany, treinador do Bayern München, foi questionado sobre o alegado racismo de Gianluca Prestianni para com Vinícius Júnior. O técnico belga não se comediu em palavras e acabou mesmo por deixar críticas ao treinador do Benfica, José Mourinho.

«Ao utilizar os festejos para descredibilizar o que aconteceu, José Mourinho atacou o caráter do Vini. Em termos de liderança é um erro enorme. É algo que não devemos aceitar», começou por dizer o ex-jogador, acrescentando: 


Vidéos OneFootball


«Quando correu pela linha em Old Trafford, ou quando era técnico do Inter e celebrou em frente aos adeptos do Barcelona, ou quando confrontou o árbitro no jogo entre a Roma e o Sevilla, sendo que esse mesmo árbitro teve de deixar o país sobre proteção... se alguém tivesse sido racista contra ele, nessa altura eu diria: 'Parem, não interessa como festeja, vamos ouvir o que tem a dizer'.»

Antes, o treinador do Bayern também refletiu sobre a ação de Vinícius Júnior: «É um tema difícil, estes temas são difíceis de discutir, costumavam ser no passado. Quando vês a ação em si, a reação dele não pode ser a fingir. É emocional. Não vejo benefícios para ele em ir ter com o árbitro e colocar todo o sofrimento nos ombros do mesmo.»

Kompany não parou por aqui, reprovando o facto do Special One ter «usado o nome de Eusébio»: «Ele mencionou o nome do Eusébio para dizer que o Benfica não é racista, só porque o melhor jogador da história do clube é o Eusébio. Sabem o que os jogadores negros passaram nos anos 60? O meu pai era uma pessoa negra nos 60, também trilhou o seu caminho, a única opção que tinham era estarem calados, não dizerem nada, e serem dez vezes melhores para conseguirem um pouco de crédito», confessando logo a seguir: 

«Nunca ouvi nada mau sobre o Mourinho. Todos os jogadores que estiveram com ele adoram-no. Eu entendo a pessoa que ele é, está a lutar pela equipa, pelo clube, tomou aquela decisão por isso. Não se pode ser má pessoa e ter todos os ex-atletas a falarem positivamente sobre si. É uma boa pessoa, mas cometeu um erro», referiu.

Para finalizar, o antigo central afirmou que poderia haver espaço para Gianluca Prestianni admitir arrependimento: «Se for verdade que ele disse algo tão mau, adoraria que houvesse espaço para alguém pedir desculpa. A penalização poderia ser A ou B, mas se admitisses que cometeste um erro...retiramos estas opções porque se acaba por criar a 'esquerda e a direita'. 'Preto ou branco'. Tens de estar de um lado ou do outro.»

À propos de Publisher